Financiamento da Vale para mostra sobre meio ambiente é duramente criticado


Ambientalistas ingleses estão em campanha contra o Museu Britânico de História Natural por causa da origem do dinheiro que financiou a mostra Gênesis, do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.
A exposição retrata “a majestade da natureza e o equilíbrio das relações dos humanos com nosso frágil planeta”, diz a apresentação do museu.
Mas o patrocinador, a companhia de mineração brasileira Vale, é considerado por ecologistas ingleses como inimigo número um do ambiente.
A fama veio do envolvimento da Vale nas obras de Belo Monte. Segundo ativistas, a usina vai inundar cerca de 500 km2 da floresta amazônica e desalojar tribos indígenas como as que aparecem nas fotos da mostra Gênesis.
Christian Poirier, ativista da ONG Amazon Watch, disse ao jornal britânico “The Independent” que o financiamento da Vale à exposição era “lavagem verde”.
Na quinta-feira (18), o Museu de História Natural defendeu sua decisão de aceitar o financiamento, afirmando que, apesar da propaganda negativa de Belo Monte, a companhia está comprometida com projetos de desenvolvimento sustentável.

Questionado sobre a polêmica, Sebastião Salgado disse entender as preocupações dos ambientalistas em relação a empresas como a Vale, mas afirmou que “O problema não são companhias de mineração ou as petrolíferas, mas sim o sistema de vida que nós criamos”.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário