Os maiores acidentes em fábricas de fertilizantes ao redor do mundo




Os incidentes ligados à explosões envolvendo fertilizantes antes da tragédia de quarta-feira em Texas City (Estados Unidos), que deixou entre 5 e 15 mortos e 160 feridos, de acordo com números provisórios.
Em 1947, Texas City já havia sido palco de uma explosão mortal, que foi considerada como o pior acidente industrial da história dos Estados Unidos.
- 16 abril de 1947, ESTADOS UNIDOS (Texas City): Uma explosão de 2.300 toneladas de nitrato de amônio (fertilizante altamente explosivo) a bordo de um navio francês estacionado no porto da cidade deixou 581 mortos e mais de 5.000 feridos. Centenas de edifícios foram destruídos e a área portuária totalmente devastada.
- 28 de julho de 1947, FRANÇA (Brest): Os estoques de mercadorias do cargueiro norueguês "Ocean Liberdade" (incluindo mais de 3.000 toneladas de nitrato de amônio) pegaram fogo durante seu descarregamento no porto. O navio explodiu matando cerca de 30 pessoas e deixando milhares de feridos, além de extensos danos na cidade.
- 08 de janeiro de 1998, CHINA (Xinping): 24 trabalhadores foram mortos e sessenta ficaram gravemente feridos na explosão em uma fábrica de fertilizantes químicos na província de Shaanxi (norte).
- 20 de setembro de 1999, TAILÂNDIA (perto de Chiang Mai - norte): Em uma fábrica de conservas de frutas, a explosão dos estoques de cloreto de potássio provocou a morte de pelo menos 35 pessoas.
- 21 de setembro de 2001, FRANÇA (Toulouse): A explosão do estoque de nitrato de amônio da fábrica AZF provocou a morte de 31 pessoas e deixou 2.500 feridos. Os investigadores consideraram como causa uma "mistura infeliz" de produtos incompatíveis antes da explosão. Em 2012, a companhia Grande Paroisse, proprietária da fábrica, foi condenada pelo tribunal por "homicídio culposo".
- 24 de abril de 2004, COREIA DO NORTE (Ryongchon - oeste): 161 mortos e 1.300 feridos após a colisão entre um trem que transportava petróleo e vagões carregados de nitrato de amônio, causando uma série de explosões.
- 28 maio de 2004, ROMÊNIA (Mihailesti - leste): Dezoito mortos e três feridos na explosão acidental de um caminhão que transportava fertilizantes azotos.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário