Acordo incentiva produção de fertilizantes


Parceria entre Embrapa, Fundação Eliseu Alves e Calderon Consulting deve viabilizar implantação de fábricas de adubos organominerais, feitos a apartir de resíduos de aves e suínos.
Um acordo entre três instituições deve viabilizar a implantação de fábricas de fertilizantes organominerais, adubos granulados feitos a partir de resíduos de animais como aves e suínos. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Fundação Eliseu Alves e a Calderon Consulting assinam parceria na área nesta quinta-feira (11), na unidade Solos da Embrapa, no Rio de Janeiro.

"Os organominerais proporcionam sustentabilidade na produção agrícola por promoverem a redução em até 10% do uso de fertilizantes químicos, por potencializar a ação microbiana e disponibilizar mais nutrientes no solo. O rendimento do fertilizante é, ainda, 15% superior se comparado aos fertilizantes normalmente utilizados pelos produtores", afirma o pesquisador da Embrapa Solos, Vinicius Benites.

Na parceria, a Calderon Consulting será responsável pela produção das plantas industriais e a Embrapa cuidará da transferência da tecnologia do fertilizante organomineral. Já há no País algumas iniciativas de produção deste tipo de fertilizante, principalmente de cooperativas preocupadas em reaproveitar resíduos das criações levadas adiante por seus associados e torná-los um adubo de fácil acesso.



Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário