Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho



Prezados Companheiros e Companheiras,
Nesta data, todos os anos, são realizadas ações em memória das vítimas de acidentes e das mortes em decorrência das doenças decorrentes do trabalho.
No momento atual, nossa preocupação é maior por causa da precarização dos trabalhos mesmo em face dos avanços tecnológicos e pela falta injustificável de uma fiscalização ampla por parte dos Órgãos Governamentais que devem, obrigatoriamente, zelar pela Segurança e Saúde dos trabalhadores e trabalhadoras do nosso País.
“Segundo estimativas da OIT, de um total de 2,34 milhões de acidentes de trabalho fatais a cada ano, apenas 321.000 são devido a acidentes. Os restantes 2,02 milhões de mortes são causadas por diferentes tipos de doenças relacionadas ao trabalho, o equivalente a uma média diária de mais de 5.500 mortes. Este é um déficit inaceitável de trabalho decente.”
A falta de prevenção de doenças ocupacionais tem graves efeitos negativos para os trabalhadores e suas famílias. Além disso, a sociedade como um todo também sai perdendo, pois custo social acaba sendo enorme, em particular, no que diz respeito à redução da produtividade, além, é claro, do custo emocional decorrente das vidas perdidas.
Prevenir é o melhor caminho. Bem menos oneroso do que as consequências quanto ao  tratamento e a reabilitação.
O Brasil precisa mudar esse panorama. Para isso, são necessárias mudanças concretas, ações firmes, adoção de medidas viáveis e punições exemplares para aqueles que não cumprirem as normas de segurança.
A OIT, neste ano, vai preparar um relatório sobre Segurança e Saúde no Trabalho e Meio Ambiente, que servirá para dar pano de fundo ao tema. “Vai chamar os governos, empregadores e trabalhadores e suas organizações para colaborar no desenvolvimento e implementação de políticas e estratégias nacionais para a prevenção de doenças.”
Como todos os anos, continuamos lutando por condições de trabalho mais seguras e saudáveis. Como todos os anos, continuamos a ver acontecimentos tristes e evitáveis. Como todos os anos, deixamos o nosso protesto registrado.
Acreditamos num futuro melhor. Por isso continuamos combativos. Esperamos que a dor de hoje pelas perdas de entes queridos, possam, pelo menos, serem motivos de reflexão para quem deve evitar futuras perdas.
Nosso permanente lamento será registrado enquanto essa realidade não se modificar.
Vamos manter a esperança de um futuro melhor! É preciso acreditar que nosso trabalho não é em vão. A luta continua, Companheiros e Companheiras!
João Donizeti Scaboli, responsável pelo departamento de saúde do trabalhador da FEQUIMFAR

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário