Uberaba é a segunda no estado em áreas contaminadas




Segundo a Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) a cidade de Uberaba fica atrás apenas de Betim, localizado na grande BH, em questões de áreas contaminadas. No total são 15 áreas, especialistas afirmam que áreas contaminadas afetam diretamente a vida da população a médio e longo prazo.
A maioria destas áreas fica em postos de combustíveis, 12 no total. No ano de 2009 um posto foi autuado “Não estamos mais lavando carros, os tanques são novos e monitorados. Se tiver água no interior deles ou algum vazamento, os mesmos emitem um sinal nos avisando”, explicou a auxiliar de escritório de um posto de combustíveis, Lídia Mara Rodrigues da Silva.

Desde o ano de 2008 a declaração de areas suspeitas de contaminação é obrigatória, antes disso não era possível descobrir o problema. Com a mudança o Ministério Público passou a monitorar a recuperação destes terrenos. “O responsável pela área tem que encaminhar o relatório de forma semestral ou anual, dependendo da situação. Isso é necessário para que o órgão ambiental possa analisar a quantidade do material contaminado e a forma que está sendo feita a reparação daquela área para que ela passe a ser descontaminada. Hoje, com a informação, o órgão ambiental pode fazer o controle da descontaminação dessas áreas”, explicou o promotor Carlos Valera, coordenador regional da Promotoria de Meio Ambiente.

Ainda segundo a FEAM o estado de Minas Gerais possui ao todo 350 áreas contaminadas, aumentando assim os riscos de ingestão de água não potável ou  de alimentos plantados nestas áreas.
Vale ressaltar ainda que um dos principais  pontos de contaminação ,em Uberaba, é o DI-III onde estão localizadas todas as indústrias do setor Quimíco e farmacêuticos da cidade, inclusive com denúncias do STIQUIFAR aos orgãos públicos. 

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário