Morre Décio José Lemos, uma das referências do sindicalismo local


Fonte: Tassiana Macedo/JM 

Morreu ontem Décio José Lemos, uma das principais referências do movimento sindical em Uberaba desde a década de 1980. Seu corpo foi sepultado no mesmo dia, por volta de 16h, no cemitério São João Batista, com a presença de familiares, amigos e admiradores. O sindicalista deixa cinco filhos e vários netos.

Funcionário da então indústria estatal Fosfertil por muitos anos, Décio Lemos iniciou sua atuação sindical dentro da empresa lutando pelos empregados do setor industrial de fertilizantes como presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Adubos e Corretivos Agrícolas de Uberaba (Stiacau), o atual Stiquifar, mas também expandiu sua visão, oferecendo apoio a outras classes trabalhadoras uberabenses. O advogado Marco Túlio Reis, por exemplo, conta que na sua juventude recebeu o apoio de Décio para atos e eventos promovidos pelo movimento estudantil de Uberaba.

Atuante, ele participou ativamente do primeiro congresso de fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), foi candidato a vice-prefeito municipal em 1988. Depois de sua aposentadoria, Décio pôde se dedicar mais ao movimento sindical, orientando direções sindicais. Foi responsável pela estruturação de um espaço chamado Casa dos Sindicatos, que congregava a sede de diversas organizações sindicais, tendo inclusive participado, direta ou indiretamente, da organização para fundação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação, do Sindicato dos Enfermeiros, entre outros. “Ele era solidário com os demais movimentos sindicais, especialmente os desorganizados, mas também ao movimento estudantil e popular, sempre apoiando associações de moradores, que também lutavam por uma melhoria na condição de vida”, frisa Marco Túlio Reis.

Décio também foi um dos primeiros militantes do Partido dos Trabalhadores em Uberaba e sempre atuou nas campanhas eleitorais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário