Trabalhadores da Vale Fertilizantes querem rever participação nos lucros



Fonte: Thassiana Macedo/JM


Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região (Stiquifar) e diretores da Vale Fertilizantes se reúnem na próxima sexta-feira (1º de fevereiro) em Uberaba para discutir alternativa financeira, em razão da redução no repasse do Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), e assegurar a média salarial dos trabalhadores.
O diretor de Comunicação do Stiquifar, Glauco Lima, explica que os trabalhadores da Vale Fertilizantes compartilham de um programa de participação nos lucros e resultados da empresa. “Sendo que ele contempla a oferta de até seis salários mínimos de participação nos rendimentos da Vale para cada funcionário, desde que as metas programadas sejam atingidas. Para este ano, tivemos um problema muito sério. Os trabalhadores em Uberaba não participam do programa que seria restrito ao setor de fertilizantes, mas de toda a Vale. Por isso, impactou muito nos lucros a queda do valor do minério no mercado internacional. A empresa perdeu muito dinheiro com isso e nós deixamos de ter o lucro que tinha sido programado”, afirma o sindicalista.
Glauco Lima revela que os funcionários ganharam apenas a premiação prevista para as metas locais e de produção, que também receberam interferências, que chegou a cerca de 2,7 salários por funcionário, conforme levantamento de outubro da Vale Fertilizantes. Ou seja, bem abaixo dos 6 salários habitualmente repassados aos trabalhadores. “A expectativa é que, este ano, a nossa participação nos lucros seja bem abaixo do que desejamos. Já prevendo isso, o Stiquifar e os sindicatos das demais unidades se manifestaram, e a diretoria da Vale vai se reunir no dia 31 de janeiro, sendo que um item da pauta dessa reunião é a PLR. Nela, a diretoria também vai analisar a possibilidade de conceder um bônus para, pelo menos, diminuir o prejuízo que os trabalhadores vão tomar”, esclarece.
No dia 1º, a empresa se encontra com o movimento sindical. Na oportunidade,  ela apresenta oficialmente o resultado final do Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR). “Como ainda não temos os números oficiais, não sabemos se pelo menos o índice de 2,7 salários mínimos previsto em outubro permaneceu no fechamento de dezembro. Corremos o risco de ele ser ainda menor”, frisa Glauco Lima.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Vale se posicionou através da seguinte nota: “Referente ao questionamento sobre a Participação dos Lucros para os empregados do Complexo Industrial de Uberaba, a Vale Fertilizantes esclarece que os dados para fechamento do Programa de Participação nos Resultados (PR) ainda estão sendo consolidados”. (TM)

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário