Salve, Décio Lemos!


Décio José Lemos, o Décio Lemos, o Décio do sindicato, morreu no último dia 17 de insuficiência cardíaca e com câncer no intestino. Filho dos professores Lemos e Horizonta Lemos, Décio foi sinônimo de companheirismo e solidariedade, sempre autêntico e sincero, áspero e amoroso, seus filhos que o digam.
Começou a fazer direito em Uberaba, no início da década de 1960, mas com o Golpe Civil-Militar de 1964, mudou-se para o Rio de Janeiro (RJ) para atuar politicamente e continuar seus estudos. Aliou-se ao grupo do ex-governador gaúcho Leonel Brizola e viajou pelo país organizando a resistência à ditadura.
Voltou a Uberaba, no final dos anos de 1970, para trabalhar na então Fosfertil, empresa da Petrobras, agora Vale Fertilizantes. Logo organizou o sindicato dos empregados, o famoso Stiacau, e liderou greves históricas. Na década de 1980, foi o mais importante dirigente sindical de Uberaba e região.
Fundou e comandou a seção municipal da CUT (Central Úncia dos Trabalhadores), contribuiu para a criação das entidades dos gráficos, enfermeiros e chapas de oposição a diretorias pelegas de outros sindicatos.
Integrou o PSB (Partido Socialista Brasileiro). Filiou-se ao PT (Partido dos Trabalhadores) e foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Adelmo Leão.
Dedicou tempo significativo de sua vida – muitas vezes em período integral - à luta combativa por democracia, cidadania e conquistas para os trabalhadores.
Décio Lemos!
Presente!
Texto produzido pelo Jornalista Luiz Alberto Molinar.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário