Yara Fertilizantes aumenta meta de produção sobrecarregando os trabalhadores

 


A diretoria do Stiquifar (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região) tomou conhecimento da insatisfação dos funcionários da Yara Fertilizantes, levando em consideração que aumentaram as metas de produção, tendo um quadro de funcionários reduzido para atingirem a meta. “Estamos preocupados com a situação, pois quando não falta mão de obra na performance, tem funcionários desmotivados, equipamentos quebrados, entre outras questões externas que prejudicam a qualidade de trabalho na empresa”, contam.


Agora, UBA4 – M3 terá que produzir 750 toneladas por turno (1500 toneladas por dia); UBA - M1 (300 toneladas por turno) e M2 (550 toneladas por turno), ou seja, 1,700 toneladas por dia. A tolerância ocorrerá apenas nos dias de limpeza, onde a meta do turno será de 200 toneladas. “Infelizmente, a política capitalista de produzir mais com menos, visando somente os interesses da empresa sem levar em consideração a saúde física e emocional dos trabalhadores vem crescendo nas indústrias do segmento de fertilizantes. O que é lamentável, pois não sofreu nenhum prejuízo em virtude o desaquecimento da economia em virtude do Covid-19”, observam.


O sindicato explicou que para aumentar a capacidade de produção seria necessária a implantação do terceiro turno em UBA4, mas não deu certo em função do excesso de abstenção, pois tem 8 operadores afastados especialmente no setor de carregamento. E virtude disto, as turmas ficaram desfalcadas e começaram a perder muita produtividade. “É fundamental que a empresa alie o contexto com suas equipes e usem o poder de persuasão e engajamento com os mesmos, de forma positiva e humanizada. Não temos mais margens para erros! Por isso, a colaboração entre as equipes será a base fundamental para a empresa resolver essa situação”.


RETROCESSO – Segundo o sindicato houve um retrocesso, por isso foi cancelado o corujão não por falta de carteira, mas na tentativa de completar as turmas, até que as pessoas retornem ao trabalho ou novas contratações fossem feitas pela empresa para não sobrecarregar o trabalho da equipe existente. “Vamos levar essa situação de aumentar a meta de produção para o assessor jurídico avaliar, pois não temos Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) firmado entre a empresa e o sindicato que onde a empresa entende que está nos parâmetros da Reforma Trabalhista”.


AVALIAÇÃO – A Yara Fertilizantes também está convocando trabalhadores para participarem de uma pesquisa de insatisfação que trata da ética e dos direitos humanos, onde alguns empregados serão ouvidos com confidencialidade, por uma empresa de consultoria denominada GoodCorporation. “O documento convocando os trabalhadores diz que eles podem optar por não participar ou desistir posteriormente, mesmo após o início da entrevista. O sindicato entende que essa é a oportunidade que os trabalhadores podem se manifestar quanto o ambiente de trabalho danoso e exigente, inclusive com coação. Esperamos que todos possam ter o interesse de participar com caráter confiabilidade, ou seja, confidencial”

 

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário