Mosaic Fertilizantes vem utilizando normas desfavoráveis e irrestritas para demitir trabalhadores

 



A diretoria do Stiquifar (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região) tomou conhecimento de que a Mosaic Fertilizantes P & K está havendo uma inversão de valores, pois estão criando normas desfavoráveis e irrestritas de direito para demitir os funcionários. “Como muitos trabalhadores estão sendo demitidos, por justa causa, simplesmente por terem tido uma discussão calorosa com o seus pares que não concordam com os seus pontos de vistas. Muitos, estão sendo desligados da empresa tendo prejuízos financeiros e emocionais”, observam.


O sindicato está extremamente preocupado com a aplicação da demissão por justa causa pela Mosaic, pois o ambiente de trabalho já não é mais um dos mais favoráveis, pois como vem trabalhando com uma quadro de funcionários abaixo da demanda para atingirem as metas de produção, muitos trabalhadores estão reduzindo o seu horário de almoço e não estão tendo tempo adequado para descanso.


“A mão de obra qualificada é o maior patrimônio de qualquer empresa, mas parece que a Mosaic não está preocupada em criar uma ambiente saudável para exercerem suas atividades laboral. Na contramão, da política desenvolvida pela área de saúde que, inclusive tendo uma consultoria na área de saúde para fazer uma pesquisa junto aos empregados, e orientamos a todos que participem ativamente relatando seus problemas de afastamento oriundos do estado emocional, onde é desenvolvido um estresse, ansiedade, síndrome do pânico, desmotivação pessoal, entre outros danos relativos a saúde geral de cada empregado”, comentam.


“Os trabalhadores estão sofrendo uma pressão extrema que podem gerar um clima de desgaste físico e psicológico. Então, existe situações que poderiam ser resolvidas com tranquilidades e controle emocional. No entanto, como estão sobrecarregados e ficando doentes fisicamente e emocionalmente, e os supervisores também sofrem pressão de cima para baixo para não serem também penalizados, não estão tendo maturidade para resolver situações rotineiras que poderiam ser resolvidas de forma amigável e tranquila”, conta.


Lamentavelmente, o Stiquifar não vai admitir que a Mosaic continue adotando essa política de demitir trabalhadores por justa causa, onde a mesma contém preceitos legais e claros. Por isso, pedimos que os trabalhadores resguardem seus direitos e não se coloquem de forma vulnerável, pois existe uma gestão perversa, agressiva, sem nenhum comprometimento com o bem maior de qualquer relacionamento que é o Capital X Trabalho. “Já fomos comunicados com dois casos de demissão de justa causa e o sindicato tomará todas as medidas necessárias para reverter tal processo”, concluem.

 

 

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário