Disputa: Vale usa critérios técnicos para planta industrial


Fonte: Infonet
A Vale Fertilizantes se posicionou quanto à polêmica criada pelo prefeito de Capela, Ezequiel Ferreira Neto, que se recusa a autorizar o uso do solo para exploração das jazidas de carnalita, minério usado para a produção de potássio, existentes naquele município. Em nota enviada ao Portal Infonet, a Vale explica que utilizou critérios estritamente técnicos para a escolha da localidade onde será instalada a planta industrial para a execução do projeto carnalita.
Na nota, a Vale observa que a opção por Japaratuba foi definida após intensos estudos realizados por profissionais qualificados em diversas áreas. A postura da Vale, se contrapõe aos argumentos do prefeito Ezequiel Neto de que o Governo do Estado teria anunciado Japaratuba como município escolhido para a implantação da planta industrial, sem apresentar justificativa técnica para a escolha do território. “A escolha da localidade da planta industrial foi feita com base em critérios estritamente técnicos após intensos estudos realizados por profissionais qualificados de diversas áreas”, destaca a Vale, na nota enviada à redação do Portal Infonet.
Segundo a Vale, o Projeto Carnalita está em fase de avaliação técnico-econômica e, posteriormente, será encaminhado para a apreciação da Diretoria Executiva e do Conselho de Administração da Vale. “A Vale Fertilizantes acredita que o Projeto Carnalita, se implantado, trará benefícios para todo o Estado de Sergipe, através da geração de empregos diretos e indiretos, capacitações e desenvolvimento da economia local”, conclui a nota.
A Secretaria de Estado de Comunicação informou que o governador Jackson Barreto (PMDB) está aguardando espaço na agenda do ministro Edson Lobão para definir uma audiência com os segmentos interessados no projeto e o prefeito Ezequiel Neto. O ministro já demonstrou interesse em defender os objetivos da Vale Fertilizantes com o projeto e disposição para receber o prefeito e o governador Jackson Barreto para viabilizar os entendimentos. A Secom não descarta a possibilidade deste encontro acontecer em solo sergipano.

A Secom adverte que o governador Jackson Barreto (PMDB) não tem preferência quanto ao município que receberá a planta industrial. O interesse do Governo é que o projeto seja viabilizado em decorrência dos benefícios que trará para toda a população sergipana. A Secom informou ainda que o governador se coloca à disposição para intermediar os entendimentos de forma a beneficiar todos os municípios envolvidos no projeto da Vale Fertilizantes

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário