NOVEMBRO AZUL


Novembro Azul é um movimento mundial que tem como objetivo alertar sobre a importância do diagnóstico precoce, a principal arma contra a doença já que no início não aparecem sintomas, pois, quando esses aparecem, é porque o volume da doença já está em estágio mais avançado. Por isso é essencial fazer o rastreamento, para encontrar o tumor pequeno, confinado à glândula é altamente curável.

Os exames de rastreamento para o diagnóstico precoce são o toque retal, feito pelo urologista, e o exame de sangue do marcador PSA, que se complementam. Os especialistas esclarecem que esses exames não fazem o diagnóstico, mas levantam uma suspeita que será definida através da biópsia.

Esse ano estimam-se 65.840 novos casos no Brasil, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer).  Dessa vez, a campanha também aborda a saúde dos homens de uma forma geral, jogando luz a outros problemas que podem acometer os homens. Pela SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), o tema do movimento é "Saúde Também É Papo de Homem".

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário