O uberabense Murilo Ferreira pode deixar a presidência da Vale nesse novo governo

Segundo matéria divulgada na Folha de São Paulo, na editoria Mercado, ontem (10), com título “Em eventual gestão Temer, Juca quer indicar novo presidente da Vale”, fica cogitada a possibilidade do uberabense Murilo Ferreira não presidir mais a mineradora, no provável governo de Michel Temer. A informação é que o escolhido para ocupar o Ministério do Planejamento, senador Romero Jucá (PMDB-RR) quer levar a mineradora Vale para sua área de influência e ter participação na escolha do próximo presidente da referida companhia.
A reportagem da folha apurou que o senador Jucá manifestou esse desejo a outras pessoas próximas ao vice-governador Michel Temer numa das discussões sobre novos nomes para compor o governo federal e para assumir as empresas estatais, assim que for aprovada no Senado a abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rouseff, o que ocasionará o seu afastamento por 180 dias do cargo, até perder definitivamente o cargo. Aliados do senador disseram que esse tema será tratado mais adiante. Procurado pela imprensa, tanto Jucá quanto o presidente da Vale, Murilo Ferreira, não quiseram comentar sobre o assunto.
Ferreira foi escolhido pela atual presidente Dilma Rousseff (PT) para ser presidente da companhia e teve seu contrato renovado para o cargo, recentemente, até 2017. Embora seja uma empresa privada, a Vale sofre forte influência dos fundos de pensão estatais Previ, Funcep e Petros, que compõem o bloco de controle administrativo da empresa. Os sócios privados são Bradespar, do Bradesco, e o grupo japonês Mitsui. A companhia tem mais de 500 mil acionistas e suas ações são negociadas nas bolsas de Nova York e na Europa, além do Brasil.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário