PLR: Assembléias aprovam acordo, mas STIQUIFAR faz ressalvas

Em assembleias dos trabalhadores do setor, realizadas na quinta-feira, dia 12 de maio, foi aprovada a proposta apresentada pela Vale Fertilizantes para a Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O STIQUIFAR, no entanto, ainda analisa esse resultado, já que muitos trabalhadores, pressionados pelo patronado, vieram já orientados a votarem a favor da proposta.
Participaram cerca de apenas 300 pessoas nas assembleias, e a provação foi por apenas 12 a mais a favor. E demonstrou, mais uma vez, a importância da participação efetiva de todos os trabalhadores da base em assembleias e mobilizações. O acordo ainda não foi assinado pelo STIQUIFAR.
O STIQUIFAR encaminhou à empresa na data de hoje suas preocupações com alguns pontos que gostaríamos que fossem atendidos pela empresa visando melhorar o documento.
Quanto à cláusula que trata do adiantamento, é necessária uma redação mais adequada para que não seja possível dupla interpretação, ou seja, que os adicionais sejam inseridos nos adiantamentos de forma literal na cláusula 9ª.
Outro ponto importante é quanto à questão do desconto do adiantamento da PLR 2015 que a empresa fará em 2018.
O STIQUIFAR entende que juridicamente tal desconto não tem amparo legal. Ressaltamos que a empresa fere a lei 10.101/2000 ao não apresentar o quadro de metas em tempo para que os trabalhadores pudessem ter acesso à essas informações.
E por fim, como o instrumento terá vigência de 2 anos, não há garantia da antecipação para 2017. O STIQUIFAR esclarece que a obrigação da entidade é de buscar o melhor para os trabalhadores sempre lutando para conquistar melhores formas de obter ganhos em troca da dedicação e competência demonstrada por eles ao longo de toda a história da empresa.
Mais uma vez devemos reafirmar a importância da participação dos trabalhadores nas assembleias, pois, só assim o desejo da maioria prevalece em um ambiente democrático.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário