FEQUIMFAR discute reforma política e conjuntura econômica brasileira



Fonte: Fequimfar
No dia 2 de fevereiro, foi realizada a primeira reunião do Conselho Político Consultivo da FEQUIMFAR. Na pauta de discussão, estiveram temas relacionados à reforma política brasileira e a conjuntura econômica do país.
Na ocasião, Marcos Verlaine, jornalista, analista político e assessor parlamentar do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) falou sobre o atual sistema eleitoral brasileiro, a representatividade do movimento sindical no Congresso Nacional e a estrutura do poder político e organizacional do Estado. Ele defendeu a importância da discussão da reforma politica de maneira ampla e intensa. Para o analista político, a reforma é o remédio para a maioria dos males do país: “A formação política e o debate da reforma fortalecem a atuação do movimento sindical”.
Sergio Luiz Leite, o Serginho, presidente da FEQUIMFAR e 1º secretário da Força Sindical, disse que a FEQUIMFAR sempre busca o debate mais aprofundado: “iniciamos o ano fazendo essas análises e questionamentos, porque não podemos ficar fora do debate nacional. Nossa sociedade carece de medidas prioritárias referentes à instauração de políticas ativas de combate ao desemprego, junto à criação de mais e melhores postos de trabalho. Nossas reivindicações são de ordem prioritária, e estão inseridas na pauta da agenda trabalhista do movimento sindical, mas que foram e, estão sendo completamente ignoradas, sendo que em nenhum instante houve um reconhecimento do governo acerca de um dialogo maior e o comprometimento com as reais necessidades dos trabalhadores como um todo”.

Em sequência, Daniel Ferrer, técnico da subseção do DIEESE, fez uma análise da conjuntura econômica, trazendo fatores atuais para que os dirigentes pudessem avaliar. Ele também fez uma síntese sobre o que está colocado nas MPs 664 e 665.
Jurandir Pedro de Souza, tesoureiro da FEQUIMFAR e presidente do STI Itapetininga, ressaltou a unidade de luta da classe trabalhadora para que os direitos já conquistados sejam mantidos.
O anfitrião do evento, Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR e presidente do STI Bauru, encerrou a reunião falando da necessidade de fortalecer cada vez mais os departamentos da Federação dos Químicos e qualificar de forma contínua os dirigentes dos Sindicatos filiados para que o grupo dos Químicos da Força esteja sempre bem preparado para enfrentar os novos desafios.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário