Trabalhadores da Vale Fertilizantes reclamam do clima de tensão instalado na empresa


O nível de preocupação de nossa parte frente ao clima instalado no seio dos trabalhadores da Vale Fertilizantes em Uberaba ultrapassou o limite do tolerável. Desde há algum tempo, o STIQUIFAR, tem tomado conhecimento e acompanhado diversos e preocupantes casos de trabalhadores que apresentam sérios sintomas de depressão, casos esses que vem se acumulando nos últimos tempos.


A direção do STIQUIFAR  solicitou encontro com o médico do trabalho  da empresa para que fossemos orientados sobre os problemas, quantificá-los e até mesmo conhecer os motivos que tem levado esses trabalhadores a sofrerem desse terrível mal.


Pudemos perceber claramente que os principais causadores dessa doença é o clima hostil, desagregador, desmotivador e de desesperança que se instalou em nossa unidade, ficando evidenciado os problemas de gestão de pessoas que  mais contribuem para o esfacelamento das condições na empresa, e  casos de gestores despreparados para a função já foram apontados por nós em outras oportunidades.


Além disso, a falta de esperança de que as questões relacionadas à tabela de salários sejam resolvidas é outro fator de grande importância para a precarização do clima e consequentemente a geração de sequelas nos trabalhadores, pois, são centenas de pessoas que tem sido prejudicadas e a cada dia surgem casos que se somam aos demais, e a Vale nada faz para corrigir tal equívoco.

Um grande número de trabalhadores tem nos procurado para que convençamos a empresa a adotar um PDV, que na visão dessas pessoas é a melhor saída para a resolução de seus problemas, tanto financeiros quanto de saúde, e nosso dever é solicitar da empresa que estude a adoção de um PDV justo e que seja atrativo para quem está disposto a aderir ao mesmo.


Existem, ainda, vários gestores locais que consideram a empresa como se fosse uma extensão de sua casa, implantando a política “faça o que eu mando e não faça o que eu faço”. Como, por exemplo, a proibição de garrafa de água na plataforma de carregamento de ácido, além de outros casos similares.


Mais uma vez temos que deixar claro o sentimento da maioria dos trabalhadores empregados na Vale Fertilizantes em Uberaba que é de desilusão, desestímulo e descrença de que as coisas possam melhorar.


Solicitamos junto a direção da Vale que estude com muita atenção as questões aqui levantadas e nos informe da possibilidade de adoção do PDV, que é uma reivindicação de muitos trabalhadores.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário