STIQUIFAR participa do 8º Congresso da FEQUIMFAR



A presidente da STIQUIFAR, participou na cidade de Praia Grande/ SP do 8º Congresso dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas. O encontro foi organizado pela FEQUIMFAR, federação  que conseguiu ampliar para a categoria alguns direitos e benefícios que não estão nas leis trabalhistas.


Algumas conquistas dos trabalhadores das indústrias farmacêuticas nos últimos anos são licença maternidade de 180 dias, acesso gratuito a medicamentos para trabalhadores e parentes e redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais. O que hoje é lei, no passado era uma ideia que foi discutida em um congresso.


Para conseguir melhorias o congresso reúne trabalhadores, empresários e políticos. No primeiro dia participaram do encontro o ministro do Trabalho Manoel Dias e o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, que citou a redução dos impostos estaduais como uma das soluções para incentivar o setor.


Para o presidente da Fequimfar Sérgio Luis Leite, o país precisa inverter o cenário atual das indústrias químicas. “Nós temos vários temas para esse congresso, mas o importante para nós é a questão do déficit da balança comercial do segmento químico, que vai atingir, nesse ano de 2014, cerca de 32 bilhões de dólares. Isso significa que nós poderíamos estar produzindo esses produtos químicos aqui, gerando empregos de qualidade, com a massa salarial elevada em relação a outros segmentos. Uma distribuição de lucros também mais benéfica aos trabalhadores. Logicamente que com essa balança comercial e essa falta de política pública esses produtos são importados”, afirma o sindicalista. Com informações do Portal G1

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário