STIQUIFAR realiza primeira visita técnica na Vale Fertilizantes





Com início das atividades conforme ofício emitido para as empresas da Base com objetivo único e exclusivo no cumprimento das NR’s que prevê a presença do sindicato profissional nas atividades de suas responsabilidades, iniciamos nossos trabalhos nesta quarta feira dia 2 de julho, nas instalações da Vale Fertilizantes na Unidade 260. Constatamos que na unidade ainda existem algumas ações que devem ser desenvolvidas pela empresa sanando as condições inseguras existentes e propiciando um comportamento seguro para os trabalhadores e todos que ali circulam.

Foi realizada inicialmente uma reunião com o Gerente Industrial das empresa e demais gerentes de outras áreas, onde foi apresentado aos representantes do Sindicato um plano de ação elaborado pela própria empresa para regularizar as não conformidades apresentadas em relatório técnico.

A proposta do STIQUIFAR  foi, e sempre será, propor agenda positiva de visitas técnicas a todas as empresas cumprindo assim o seu papel de garantir a segurança e a saúde de todos os seus representados e o cumprimento das NRs que determinam a presença do Sindicato profissional, garantindo o devido acompanhamento das questões que envolvem diretamente todos que laboram em atividades de risco.

Necessário se faz esclarecer, companheiro trabalhador, que todos sigam corretamente os procedimentos implantados pela Vale, de forma a garantir sua integridade física, ficando a vontade a recusar-se a execução de qualquer atividade que o coloque em risco, pois caso contrário, ocorrendo qualquer desvio no cumprimento de tais procedimentos, quem estará exposto será o próprio trabalhador e neste caso o STIQUIFAR  estará sempre a postos.

Alertamos que todos devem estar envolvidos na mudança de comportamento  visando a segurança e preservação da saúde, por outro lado, a empresa deve ter a sua responsabilidade cumprida no sentido de garantir condições seguras para os trabalhadores.

Análise:


Dentro do próposito do STIQUIFAR  de contribuir coma as empresas da base quanto a saúde, segurança e meio ambiente levantamos algumas pendências existentes na Vale Fertiliantes que precisam ser solucionadas pelas áreas competentes. No setor de  Tratamento de Efluentes, no setor de Projetos Correntes (antigo consórcio) a situação se encontra precária, nos dano a sensação de total abandono o que prejudica o meio ambiente e a saúde dos empregados.


Outra questão é em relação aos alambrados em volta da lagoa dos peixes de rocha,  é também uma situação crítica onde existem pontos caídos e abertos, o que dá condições de entrada a estranhos colocando em rico o patrimônio da empresa e de trabalhadores. Na oficina mecânica do terminal de rocha (manserv manutenção) entendemos que a mesma encontra-se instalada em local inadequado pondo em risco a operação e manutenção.

Se faz necessário uma ação rápida para sanar tais problemas de forma a garantir as condições seguras para todos que ali transitam.



Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário