Explosão de caldeira industrial deixa feridos em Rio Grande, RS


Fonte: Portal G1

Três pessoas ficaram feridas após explosão de caldeira industrial.

Moradores relatam que tremor foi sentido a quilômetros de distância.


Uma explosão em uma fábrica de beneficiamento de soja deixou três pessoas feridas em Rio Grande, no Sul do Rio Grande do Sul. De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, uma caldeira industrial explodiu, dando início a um incêndio dentro do armazém, que foi controlado logo em seguida.

O acidente ocorreu por volta das 21h30 na fábrica da empresa Bianchini, situada no Distrito Industrial, próximo ao Polo Naval. O silo tem aproximadamente 300 metros de comprimento e é utilizado para estocar farelo de soja e outros grãos, como milho e trigo.

Segundo funcionários do armazém de grãos, a explosão ocorreu quando funcionários faziam a manutenção do local. A principal suspeita é de que uma faísca tenha provocado a explosão ao entrar em contato com os gases gerados pela fermentação dos grãos.

A explosão provocou labaredas de 50 metros de altura e destruiu parcialmente o silo. A parede lateral cedeu. O concreto das paredes chegou a atingir um caminhão que estava estacionado para descarregar os grãos.
"Pensamos que era um raio quando ouvimos o barulho. Tem que acender uma vela para o anjo da guarda depois dessa", disse o funcionário do armazém, Felipe Borges.

Os três trabalhadores feridos foram socorridos por ambulâncias do Samu e levados para o Pronto Socorro da Santa Casa. Um deles, que estava do lado dentro do armazém, sofreu queimaduras e está internado em estado grave.

Outros dois sofreram ferimentos leves. um deles é o caminhoneiro Luiz Carlos Rodrigues, de 52 anos, que estava no caminhão descarregando grãos quando o veículo foi atingido pelos destroços da parede. A cabine do caminhão ficou destruída.
"Uma pedra grande caiu no meio colo. Foi assustador", disse o motorista, que sofreu cortes na cabeça, foi atendido e liberado. "A gente estava no pátio, bem longe, e mesmo assim as pedras nos atingiram", contou o amigo, Luciano Medeiros.

Duas guarnições dos bombeiros se deslocaram para o local e controlaram as chamas rapidamente, mas o trabalho de rescaldo entrou madrugada adentro. Dezenas de ambulâncias foram mobilizadas para auxiliar no resgate.

Moradores relataram que o tremor causado pela explosão foi sentidos em vários bairros de Rio Grande. Gabriel Barenho, de 23 anos, diz que ouviu o estrondo em sua casa na Vila Junção, a 18 quilômetros de distância da sede da empresa.
“Eu moro longe e ouvi nitidamente o barulho da explosão. Praticamente toda a cidade ouviu o barulho. Deu para ouvir um estouro como uma bomba, coisa grande explodindo", relatou.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário