"Vale ainda não tem plano B para fertilizantes", afirma presidente



O presidente da Vale, Murilo Ferreira, afirmou nesta quinta-feira que a empresa ainda não tem um plano B para a desistência da mina de potássio Rio Colorado, na Argentina, ocorrida em março do ano passado. O executivo ressaltou, contudo, que o futuro do negócio de fertilizantes, que tem como uma das principais matérias-primas justamente o potássio, será discutido ao longo do ano. A ideia é que a situação já esteja decidida quando da divulgação do planejamento estratégico para o ano que vem, em novembro.
“Estamos avaliando o futuro do negócio de potássio da Vale. Não tínhamos um plano B para Rio Colorado. Certamente isso será motivo de muito debate até a nossa apresentação do plano estratégico de 2014, em novembro”, afirmou Ferreira, após palestrar no 24º Congresso Brasileiro do Aço, no Rio de Janeiro.
Ferreira disse ainda que a venda da concessão de exploração da mina argentina “certamente irá demorar”, por depender de decisões que não ocorrem “overnight” (de um dia para o outro). O presidente acrescentou, contudo, que a empresa depende dos acionistas para decidir se ela irá em busca de novas áreas de exploração de potássio.
Questionado sobre a possível venda da CSA, na qual a Vale tem participação de aproximadamente 27%, Ferreira disse que teve conversa recente sobre o assunto com o controlador da companhia, o grupo alemão ThyssenKrupp. O executivo afirmou que não recebeu, até o momento, proposta “concreta e completa” de nenhum player, e destacou ter uma política pessoal de não comentar especulações. Desde o ano passado, a notícia de que a CSA estaria à venda tem movimentado o mercado.
Ferreira negou ainda que tenha recebido da Thyssen uma proposta para que a Vale ampliasse seu capital na CSA de 27% para 33%. “Eu não tenho em mãos nenhum documento completo da Thyssen que eu possa examinar do começo ao fim sobre o assunto.”
O presidente da companhia também voltou a demonstrar preocupação com a redução das vendas de minério de ferro da Vale no Brasil. O executivo ressaltou a necessidade de a empresa ampliar suas vendas no mercado interno. “Nós já tivemos uma participação muito relevante, em torno de 70% do minério no Brasil. Depois caminhamos para 50% e podemos chegar até 29% em 2015. Isso para nós não é bom. Nós queremos crescer.”
Ferreira comentou que outros projetos siderúrgicos, como a Alpa, no Pará, estão parados. Neste caso, por falta de uma solução logística para levar a matéria-prima até a usina e escoar o produto.
Fonte: Jornal do Comércio

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário