Lula entra no debate sobre fim de projeto da Vale na Argentina



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou nas conversações a respeito do destino do projeto de exploração de potássio do rio Colorado, na Província argentina de Mendoza, que foi suspenso por tempo indeterminado pela mineradora Vale, em março. Lula e o governador de Mendoza, Francisco Pérez, discutiram o tema por meia hora na quarta-feira, logo que o ex presidente chegou à cidade argentina.
Conforme disse Pérez ao "Diario Uno" de Mendoza, Lula e a presidente Dilma Rousseff "fazem parte da mesma equipe".
O projeto do rio Colorado era o maior empreendimento privado da Argentina, com um orçamento inicial de US$ 6 bilhões. Alegando aumento de custos, a Vale suspendeu o empreendimento, provocando grande irritação no governo argentino. O assunto foi discutido por Dilma e pela presidente Cristina Kirchner na visita que a brasileira fez a Buenos Aires, no último dia 25.
Na ocasião, segundo afirmou posteriormente o assessor internacional da presidência, Marco Aurélio Garcia, Cristina expôs a Dilma uma proposta formal que teria feito à Vale para que o empreendimento fosse retomado. No mesmo dia, porém, a empresa sinalizou que não tem interesse em prosseguir com a empreitada.
Lula deu na noite de quarta-feira uma palestra fechada para cerca de 500 executivos na bodega Los Toneles, paga pela empresa Telefónica. De acordo com o portal "Mendoza On Line", o ex presidente teria recebido 180 mil euros pela sua participação no evento.
O ex-presidente estará nesta quinta-feira em Buenos Aires, para a inauguração de uma universidade criada por sindicatos, em um evento que terá a participação de Cristina. Depois do evento, Lula vai jantar com a presidente argentina na Casa Rosada. O governador de Mendoza disse que também viajará a Buenos Aires para tratar da Vale com Cristina.
Ontem, Lula foi ao Congresso da Argentina para receber títulos de doutor "honoris causa" de diversas universidades do país.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário