Trabalhadores podem parar amanhã nas usinas


Os trabalhadores das usinas de cana-de-açúcar da região de Guaíra, Presidente Prudente e São José do Rio Preto podem entrar em greve a partir de amanhã, quando encerram os prazos das notificações enviadas pelos sindicatos ligados à Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo (Fequimfar). A categoria está época de dissídio.
O presidente da federação afirmou ao DCI que algumas empresas têm tentando marcar novas datas para as rodadas de negociação e ganhar tempo para evitar as paralisações. "Acho difícil não ter greves pontuais", afirmou. Os sindicatos vinculados à Fequimfar têm reivindicado 5% de reajuste real, já descontada a inflação de maio de 2012 a maio deste ano, que foi de 7,16%. No total, o reajuste pedido é de 12,16%.
Em Guaíra, as usinas Guarani, Guaíra, Alta Mogiana e Mandu fizeram uma proposta em bloco de 7% de reajuste. O sindicato local emitiu uma notificação que chegou às empresas ontem, alertando para a possibilidade de uma paralisação caso elas não aumentem a proposta. As usinas propuseram uma nova rodada de negociação para junho, e até hoje os trabalhadores devem realizar assembleias para decidir se aceitam ou não a proposta.
Hoje ainda acaba o prazo para a resposta das unidades da Usina Califórnia em Presidente Prudente e em São José do Rio Preto, que ainda será levada para assembleia com os trabalhadores.
Na semana passada, a Usina Vista Alegre, em Itapetininga, ficou paralisada durante dois turnos, até a empresa e o sindicato acordarem com um reajuste salarial de 8,5%. Outras duas unidades da Usina Comanche, uma próxima a Ourinhos e outra em Itapetininga, também acertaram com o sindicato local um reajuste salarial de 8,5%.


Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário