TRABALHADORES EM GREVE CONQUISTAM PROPOSTA de 8,5% DE REAJUSTE SALARIAL



Na manhã desta quinta-feira foi declarada a GREVE na Usina Vista Alegre em Itapetininga por causa da recusa dos patrões em discutir a pauta de reivindicações da categoria. Após uma mesa redonda no MTE, com a participação do Sindicato dos Químicos de Itapetininga e Região e da FEQUIMFAR, os representantes da empresa anunciaram uma proposta de 8,5% de reajuste, que será avaliada em assembléias, pelos trabalhadores.
 A FEQUIMFAR lembra que os trabalhadores do setor estão mobilizados em todas as regiões do estado na Campanha salarial e Social, sendo que várias paralisações de advertência estão sendo realizadas, em virtude da falta de propostas coerentes, por parte da bancada patronal.
 “Se os patrões continuarem com essas propostas indecentes de reajuste salarial de 7,5%, que não repõem nem a inflação do período, além do descaso com as reivindicações dos trabalhadores, onde se negam a negociar um reajuste digno, com aumento real e PLR, mais empresas vão parar. A categoria esta unida e consciente do estado de greve, em respeito as reivindicações da Campanha. Vamos para outras empresas, agora”
Sergio Luiz Leite, Serginho
presidente da FEQUIMFAR e 1º secretário da Força Sindical
 A FEQUIMFAR e seus sindicatos filiados representam mais de 35 mil trabalhadores distribuídos nas usinas e destilarias de álcool/etanol em todo o estado de São Paulo, sendo 1º de maio a data base da categoria. A paralisação dos trabalhadores da usina Vista Alegre, unidade de Itapetininga – SP foi decidida em razão da negligência da empresa em negociar com a classe trabalhadora. A greve abrange todos os trabalhadores da usina que reivindicam a abertura da negociação das reivindicações pagamento do vale refeição e o cumprimento da negociação coletiva da campanha salarial e social do setor da produção de álcool/etanol.

 Avaliação da proposta patronal

Segundo Jurandir Pedro de Souza, presidente do STI Itapetininga, Nesta quinta-feira, as 22:30, e nessa sexta-feira, às 07:00h e 14:00h., os mais de 400 trabalhadores da Vista Alegre irão avaliar a proposta patronal e um possível retorno às atividades. Jurandir ressalta que a mobilização está sendo realizada com o apoio da FEQUIMFAR e seus sindicatos filiados, e dos companheiros do Sindicato dos Químicos de Itapetininga em conjunto com o Sindicato dos Motoristas da região. 

Histórico da Campanha
12 e 13/03: Seminário de Negociação Coletiva para análise do setor e elaboração da pré-pauta de reivindicações da categoria.
De 14/03 a 08/04: Sindicatos realizaram assembleias pela base para aprovação da pré-pauta.
09/04: Após ter sido aprovada pela categoria, dirigentes da FEQUIMFAR e Sindicatos filiados entregam a Pauta de Reivindicações aos representantes patronais (UNICA).
29/04: Bancada dos trabalhadores e dos patrões se reúnem na sede da FEQUIMFAR. A bancada patronal se recusa a negociar coletivamente.
06/05: Começam as manifestações em todas as regiões do estado para mobilizar os trabalhadores e fortalecer a Campanha Salarial e Social.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário