Polêmica: Vale Fertilizantes vai beneficiar minério de Patrocínio em Araxá


Fonte: Rede Hoje

A Vale Fertilizantes não vai mais beneficiar o minério extraído em Patrocínio no município. A decisão foi anunciada na manhã desta quarta-feira numa reunião na Prefeitura com  o prefeito Lucas Siqueira, a presidente da Câmara Marly Ávila, secretários, assessores e representantes da Vale Fertilizantes que marcou a apresentação das ações de continuidade ao processo de licenciamento de seu projeto em Patrocínio.

Num release distribuído à imprensa, intitulado “Licenciamento do Projeto Patrocínio” a empresa diz que “a proposta é abrir a lavra para extração de minério de fosfato e fazer a expedição, via ferroviária, para unidade da empresa em Araxá, onde o minério será tratado”.

O licenciamento inclui a realização de uma Audiência Pública, prevista para o próximo dia 30 de setembro, na cidade de Patrocínio. E aí será a hora de a população opinar.

Provavelmente, a Vale vai esperar para medir a reação da comunidade, pois, segundo a assessoria da empresa “a implantação do projeto depende também de aprovação pelo Conselho de Administração da Vale”. Ou seja, os patrocinenses terão que usar bons argumentos para que a empresa mude de ideia e beneficie o minério em território do município, não deixando em Patrocínio apenas o buraco e os problemas ambientais advindos da exploração mineral.

Segundo a própria Vale, a expectativa de produção em Patrocínio é de 1,6 milhão de toneladas de minério de fosfato no primeiro ano de atividade, chegando a 7 milhões de toneladas/ano nos anos seguintes.
Menos empregos. A empresa anuncia os postos de trabalho. Para a etapa de implantação, “estima-se um contingente de 200 pessoas trabalhando no período de pico da obra. Já na fase de operação serão abertos mais de 500 postos de trabalho”, muito aquém dos milhares de empregos previstos no projeto anterior.

Apesar disso a Vale prevê que a “movimentação da economia gerada pela instalação da empresa deve  contribuir para a criação de empregos indiretos, voltados para suprimento de produtos e serviços ligados à mineração”.

A empresa explica que “ao integrar e otimizar a utilização de dois ativos importantes – a jazida mineral de Patrocínio e a usina já existente em Araxá – a Vale Fertilizantes poderá continuar a atender ao mercado com um produto de alta qualidade e a um custo mais competitivo”.

Como alento diz que “Patrocínio passará a integrar o sistema de produção de fosfatados da Vale Fertilizantes, que inclui ainda os municípios de Uberaba, Tapira e Araxá, em Minas Gerais, e Catalão, em Goiás”.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário