Juventude Química aponta rumos para o fortalecimento do movimento sindical, pela democracia e avanços sociais


Experiência inédita no movimento sindical, Encontro da Juventude da FEQUIMFAR faz debate interativo e discute democracia, emprego e direitos

Com o objetivo de organizar a Juventude Química da Força Sindical e compreender seus os principais anseios, a FEQUIMFAR realizou o 1º Encontro da Juventude do setor químico. O evento foi realizado no dia 1º de agosto, em Praia Grande SP, e reuniu mais de 130 trabalhadores do setor químico de todo o estado de São Paulo.

“O movimento sindical internacional está discutindo o ‘trabalho do futuro e o futuro do trabalho’, buscando entender o que quer a juventude nos dias de hoje. E essa foi a nossa intenção no Encontro”, diz Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR e presidente do Sindicato dos Químicos de Bauru.

Durante a abertura do evento, Sergio Luiz Leite, o Serginho, presidente da FEQUIMFAR e 1º secretário da Força Sindical, reiterou a importância de estreitar a distância entre o Sindicato e o trabalhador jovem, para que se possa dar continuidade ao histórico de lutas e conquistas do movimento sindical. “Vamos sair daqui com a opinião da Juventude Química para orientar as atividades e melhorar ainda mais nossas ações”, afirma.

Dirigentes da Força Sindical e da CNTQ prestigiaram o Encontro, entre eles, Jefferson Tiego, secretário nacional de juventude da Força Sindical, Rodrigo Carlos de Morais, do departamento da juventude do Sindicato dos Metalúrgicos de SP, Marcos Bernúcio, diretor do Sindicato dos Borracheiros, Edinaldo Pedro Antonio, secretário de juventude da CNTQ, e Maria Auxiliadora, secretária da mulher da Força Sindical e presidente do STI Instrumentos Musicais e Brinquedos.

Ao longo do dia, Bicalho coordenou o evento que contou com apresentações em que os palestrantes puderam interagir com os participantes em tempo real. Por meio de perguntas, cada trabalhador pôde dar a sua opinião por meio de um equipamento eletrônico que computava as respostas e fazia um resumo dos resultados.  

“De forma interativa, os jovens puderam opinar sobre democracia, atuação dos dirigentes sindicais, conquistas e desafios”, destacou Serginho.

O Encontro também contou com momentos de descontração a fim de estabelecer vínculos entre os participantes e fortalecer a Juventude Química da Força Sindical.

A Juventude da FEQUIMFAR é coordenada por Cristina Cavalcante, do STI Instrumentos Musicais e Brinquedos, Maria Augusta Piasentini, do STI Jaguariúna, Antonio Carlos Ferreira, do STI Itatiba, e Dione Martins, também do do STI Instrumentos Musicais e Brinquedos.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário