Barragens de Cajati passam por simulado de emergência



Um simulado de emergência em caso de possível acidente de barragem aconteceu, no último sábado (24), em Cajati, no interior de São Paulo. Comunidades Vila Brás, Estrada da Areia Preta e Estrada da Fepasa participarão da ação. A região conta com quatro barragens consideradas de risco, localizadas no Complexo Mineroquímico de Cajati.

De acordo com a Mosaic Fertilizantes, responsável pelas barragens, o simulado está previsto no Plano de Ação de Emergência de Barragens (PAEBM). A medida, realizada junto com a Defesa Civil, foi alinhada com as Prefeituras Municipais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e demais instituições que integram o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC).

As comunidades Vila Brás, Estrada da Areia Preta (altura do Sítio Tomázia) e Estrada da Fepasa participarão da ação, que está prevista para acontecer a partir das 14h. Após o acionamento da sirene, os moradores que estão próximos à Zona de Autossalvamento e que foram instruídos previamente deverão se dirigir ao ponto de encontro definido. Equipes da Mosaic Fertilizantes e Defesa Civil estarão aguardando para fornecer orientações adicionais.

Ainda segundo a Mosaic, o tempo do percurso será avaliado e uma pesquisa sobre o simulado será realizada no local. Outros simulados serão programados para este ano.

De acordo com a empresa, não há qualquer risco iminente. Portanto, os moradores das demais comunidades não precisam tomar qualquer providência. O sistema é preventivo e visa garantir a segurança da população em caso de emergência.

Barragens em Cajati

O Complexo Mineroquímico de Cajati iniciou suas atividades de industrialização e comercialização de fertilizantes em 1938, tornando-se pioneiro na mineração de rocha fosfática no Brasil. Além de mineração, o complexo também possui uma usina de processamento de rocha fosfática, sendo um dos maiores produtores de fosfatos para nutrição animal da América Latina.

O Complexo era uma unidade da Vale Fertilizantes e foi vendida para a Mosaic Fertilizantes, atual responsável pelas quatro barragens. São elas: uma barragem de depósito de calcário sólido, uma barragem de calcário com baixo volume de água, uma barragem de rejeito do beneficiamento mineral e uma barragem de água. O material armazenado é basicamente calcário, oriundo do beneficiamento de fosfato.

De acordo com a Secretaria de Energia e Mineração do Estado, as quatro barragens de Cajati estão incluídas no Plano Nacional de Segurança de Barragens (PNSB) e na listagem atual da Agência Nacional de Mineração (ANM). Três tem a classificação B, que apresenta categoria de risco e dano potencial médios e uma delas está na classificação C, que apresenta risco baixo e dano potencial médio.

Há duas comunidades que ficam ao lado das barragens: Vila Brás e Barro Branco. As barragens ficam a cerca de três quilômetros da zona urbana e a aproximadamente 1 km das comunidades mais próximas.

fonte: G1

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário