Ministério do Trabalho dá aval a imposto sindical


A Secretaria de Relações do Trabalho, do Ministério do Trabalho, defende a cobrança do imposto sindical de todos os trabalhadores de uma categoria após a aprovação em assembleia.
A contribuição passou a ser voluntária com a reforma trabalhista, em vigor desde novembro. Pelo entendimento da nova lei, o imposto só pode ser cobrado do trabalhador que der autorização individual por escrito.
A nota técnica nº 2/2018, assinada pelo secretário Carlos Cavalcante Lacerda, devolve aos sindicatos um direito que é interpretado como uma decisão do trabalhador.
Isso se deu após o envio de 80 pedidos de manifestação pelos sindicatos. Especialista acreditam que  “Sem a contribuição, pequenos sindicatos não vão sobreviver. A nota pode ser usada para os sindicatos embasarem o entendimento de que a assembleia é soberana”, além de acreditarem também que “o Ministério do Trabalho adotou uma posição de equilíbrio”, disse Ricardo Patah, presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores).
Em compensação, empresas e sindicatos patronais são contra a nota. Isso porque, acreditam que o fim das instituições que defendem os trabalhadores podem aumentar os lucros e escravizar os empregados.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário