Sindicato comprova a Mosaic Fertilizantes que o dossiê com fotos tem legalidade

 



Os diretores do Stiquifar (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região) participaram, ontem (19), de uma reunião por meio de videoconferência, com representantes da Mosaic Fertilizantes para tratar do dossiê elaborado pela entidade classista. Instrumento em defesa da categoria que foi alvo de questionamento por parte da empresa porque foi utilizada fotos de celulares e máquinas fotográficas que comprovaram às condições inadequadas de trabalho, mas que alegavam que feria o Regimento Interno e que os empregados poderiam ser penalizados por tal conduta.


“No começo da reunião, eles tentaram descaracterizar novamente a responsabilidade da empresa sobre vários pontos apontados pelo dossiê, mas como não foram claros na justificativa acabaram entendendo que as fotos eram legais e que a conduta do sindicato estava correta. Então, eles pediram para que o sindicato fosse parceiro da empresa, levando primeiramente as demandas para os gestores da unidade dentro de Uberaba. Se eles não resolvem os problemas apontados, a entidade poderia acionar diretores a nível internacional para mostrar que a política da empresa em Uberaba não estava em consonância com a política de gestão da multinacional”, comentam.


Na reunião, os diretores deixaram claro que é evidente que falta fiscalização nas unidades de Uberaba e que tal conduta vem agravando a qualidade laboral e exigindo cada vez mais dos trabalhadores em decorrência da falta de investimento e correção dos problemas apontados. “Como representantes dos trabalhadores não podemos ser omissos, pois as denúncias têm sido recorrentes, por meio dos canais citados pela empresa no ofício encaminhado ao sindicato. Contudo, observamos que não vem surtindo efeito prático, o que coloca em risco a segurança, saúde física e psicológica dos trabalhadores”, observam


COMUNICAÇÃO INEFICAZ - Como está evidente que está havendo falha de comunicação dentro da empresa, o STIQUIFAR ressaltou que vem tendo necessidade de procurar ajuda de outros setores do grupo para discutir as demandas que estão trazendo transtornos aos trabalhadores. “Foi apresentado pelo setor de segurança algumas ações tomadas, referente às denúncias do dossiê. Portanto, a entidade sindical observou que as ações foram apenas tomadas em setores que não necessitavam de investimento. Infelizmente, saímos desta reunião sem a empresa definir um prazo para conclusão dos reparos necessários para manter um local seguro para as atividades e sem data fica difícil acreditar que as ações estão sendo levadas a sério pelos setores competentes”, pontuam


Já que continuam trabalhando com o quadro reduzido de trabalhadores, exigindo cada vez mais dos envolvidos para garantir a meta de produção, sem levar em conta que estão sobrecarregados e sem motivação para a atividade laboral. Trabalhadores não deixe de levar as suas demandas e insatisfação ao sindicato, pois não medimos esforços para fazer valer os seus direitos trabalhistas e qualidade de trabalho”, concluem.

 

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário