Sindicato avalia que Mosaic não conhece à realidade do transporte dos trabalhadores

 


A diretoria do Stiquifar (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Química e Farmacêuticas de Uberaba e Região) participou de uma videoconferência, nesta terça-feira (13), com representantes da Mosaic Fertilizantes, onde discutiram sobre a questão da qualidade do transporte oferecido aos trabalhadores. “Deixamos bem claro na reunião que a empresa desconhecesse a realidade do transporte, pois apresentaram dados que não condiz com a realidade vivenciada pelos empregados”, destacaram


Como o departamento de infraestrutura da Mosaic apresentou uma planilha afirmando que as empresas estavam sendo notificadas quando descumpriam as cláusulas contratuais e que existia uma determinação de utilização máxima de 12 funcionários sendo transportados por veículos, em respeito ao Decreto Municipal referente a pandemia de Covid-19. O sindicato ressaltou aos participantes que pareciam que estavam tratando de empresas distintas, pois garantiram que apesar de se tratar de um ano atípico empresas estavam sendo notificada, que na prática não significa mudanças em favor dos empregados.


“Apesar da avaliação positiva deles, o que temos conhecimento é de ônibus ‘quebrados’ durante o trajeto de levar os trabalhadores para casa, várias vezes, no mesmo dia. Sem contar que mesmo durante o período de pandemia de coronavírus, recebemos imagens onde comprovam que os ônibus estão lotados, ou seja, os trabalhadores estão aglomerados o que coloca em risco a saúde dos mesmos e de seus familiares”, apontam os diretores sugerindo que procurassem entrar em contato com o Governo Estadual ou DER/MG (Departamento de Estrada e Rodagem de Minas Gerais) para discutir também sobre melhorias na pista da Av. Filomena Cartafina.


PESQUISA DE SATISFAÇÃO

Como perceberam que o sindicato não se sentia contemplado com as informações prestadas sobre o transporte, a Mosaic informou que irão implantar uma pesquisa de satisfação para que possam ter acesso as reclamações dos trabalhadores sobre o assunto, dando entender que muitas coisas realmente não chegam ao conhecimento de todos.


Como recentemente a Mosaic divulgou na imprensa que investiu R$ 2 milhões em ações de prevenção de Covid-19, nas cidades onde atuam. O sindicato reconheceu que se trata de uma atitude nobre, mas esse recurso não pode ser resultado da falta de investimento nos trabalhadores e da qualidade laboral dentro das unidades. “Ficou acordado que dentro de 60 dias será realizada outra reunião sobre o transporte dos passageiros para ver se houve avanços ou continuam do mesmo jeito”, finalizam.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário