Trabalhadores da Vale no sudeste do Pará suspendem atividades


VALE ATUA, EM TODAS AS SUAS UNIDADES, CORTANDO DIREITOS DE SEUS TRABALHADORES !!
Fonte: G1


Cerca de 1.500 funcionários da mineradora Vale paralisaram as atividades na manhã desta quarta-feira (15) em Parauapebas, no sudeste do Pará. Os trabalhadores cruzaram os braços durante a madrugada e ficaram concentrados em uma das portarias de acesso às minas de ferro na Serra dos Carajás. O G1 entrou em contato com a Vale, que disse que não comenta negociações em andamento com sindicato e que a respeito das demissões, informou que mantém uma taxa de rotatividade bem abaixo da média da indústria brasileira de mineração e siderurgia, que é de 15%.


De acordo com o sindicato que representa os trabalhadores das indústrias mineradoras na região sudeste do Pará, a empresa estaria promovendo demissões e teria anunciado o corte dos 14º e 15º salários pagos aos funcionários da mineradora, além de outras mudanças que poderiam prejudicar os empregados.


O sindicato da categoria tem uma pauta de reivindicações e quer discutir imediatamente com a Vale as propostas, e ameaça uma paralisação geral caso não seja atendido. O complexo minerador de Carajás empregaria atualmente cerca de 20 mil trabalhadores, entre funcionários da Vale, e de empresas contratadas pela mineradora.
Confira, na íntegra, a nota da Vale enviada ao G1:

A Vale não comenta negociações em andamento com sindicatos. Sobre demissões, informamos que  a empresa mantém uma taxa de rotatividade bem abaixo da média da indústria brasileira de mineração e siderurgia, que é de 15%. A empresa reforça que, para se adaptar ao atual cenário da mineração, tem focado suas atenções no rigor na alocação de recursos, na otimização e simplificação de processos e no desenvolvimento de ativos de classe mundial, em busca de mais produtividade e para garantir o retorno desejado para seus acionistas.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário