Rodoanel vai melhorar acesso ao Distrito 3 em Uberaba


Fonte: Jornal de Uberaba

O prefeito Paulo Piau informou que, durante sua viagem a Brasília, na última terça-feira (15), teve a oportunidade de se reunir com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, para discutir sobre o rodoanel de Uberaba. “O projeto da Prefeitura de Uberaba está pronto e, agora, está faltado somente um detalhe referente à questão ambiental. Nós fomos pedir ao ministro para recepcionar o projeto elaborado pelo Executivo. Ele deve passar pelo Dnit ligado ao ministério, para depois serem dados os próximos seguimentos. O objetivo é abrir licitação para serem utilizados recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e, assim, avançar”, destacou.


Sobre o trabalho referente à área ambiental, que faltava ser concluído no projeto do rodoanel, primeiramente, Piau explicou que a proposta apresentada pelo Poder Executivo ficou semiparada no governo do Estado de Minas Gerais e isso atrasou muito o cronograma inicialmente previsto. Portanto, mesmo com esse entrave político, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente nunca ficou estagnada e avançou no que competia ao município. O que falta são apenas pequenos detalhes. “Não existe mais nenhum impedimento para iniciarmos o projeto do rodoanel em Uberaba”, comentou.


No ano passado, a prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, realizou uma pré-conferência sobre o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), com o intuito de esclarecer a população sobre a construção do rodoanel e os impactos causados pela obra. Conforme dados apresentados, o projeto do rodoanel prevê a construção de 65,72 km de via em torno da cidade, com custo em torno de R$ 592 milhões. Para o projeto ser executado, a obra foi dividida em quatro partes.
Trecho

Divisões. A primeira etapa tem 18,5 km de extensão e vai desde a BR-050, trevo sentido Uberlândia, após o bairro Alfredo Freire, passando pela BR-262, rumo a Campo Florido, até a MG-427, sentido Frutal. A segunda parte é MG-427, que cruza a avenida Filomena Cartafina, sentido Vale Fertilizantes, e chega até a BR-050, em direção a São Paulo, com a extensão de 16 km. A terceira etapa sai da BR-050 e continua até a BR-262, sentido Araxá, chegando até a BR-462/MG, sentido Nova Ponte, por mais 19,5 km. A última é a MG-427 que cruza com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e se encontra com o primeiro trecho na BR-050, perfazendo outros 18,5 km.

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