Stiquifar e Iept renovam parceria com Centro de Ensino Grau Técnico


O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Plásticos, Cosméticos, Fertilizantes, Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região (Sitquifar) e o Instituto Educar para Transformar (IEPT) renovaram parceria com o Centro de Ensino Grau Técnico, que vai disponibilizar descontos diferenciados para sindicalizados e seus dependentes.

O desconto na matrícula será de 62,5%, e nas parcelas do curso escolhido será de 25%. Somente o curso de enfermagem que terá desconto diferenciado. Quem se matricular no matutino e vespertino, o desconto será de 20%, e no noturno será de 15% nas mensalidades.

Durante assinatura do documento de parceria, estiveram presentes a assistente pedagógica do Centro de Ensino, Kailany Gonçalves Silva, o presidente em exercício do Iept, Edimilson Rocha Alves, e a auxiliar administrativa do Iept, Marluce Araújo.

O Centro de Ensino Grau Técnico fica localizado na rua Senador Pena, 521, Centro. Quem quiser mais informações deve entrar em contato pelo telefone (34) 3333-9900.

Read More!

PRESIDENTE DO STIQUIFAR CONVOCA TRABALHADORES PARA PARTICIPAREM DAS ASSEMBLEIAS GERAIS ORDINÁRIAS


A presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Plásticos, Cosméticos, Fertilizantes, Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região (Stiquifar), Graça Carriconde, convoca todos e trabalhadores e trabalhadoras do setor, associados ou não, para participarem das assembleias gerais ordinárias. Além de Uberaba, devem participar os trabalhadores das cidades de: Araguari, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Delta,  Conquista, Delta, Iturama, Monte Alegre de Minas , Nova Ponte, Patrocínio,  Pirajuba,  Prata, Sacramento, Santa Juliana, Tupaciguara, Serra do Salitre, e Uberlândia. 


Na oportunidade, o Stiquifar vai colher sugestões para a pauta de reivindicações para negociação de ACTs  (Acordos Coletivos de Trabalho) e CCTs (Convenções Coletivas de Trabalho) 2024/2025.



Calendário das Assembleias Gerais Ordinárias:

- 09 de setembro de 2024 -   Yara Brasil Fertilizantes, Mosaic Fertilizantes do Brasil, Fertigran Fertilizantes Vale do Rio Grande,  Cibra Fértil , Fertilizantes Tocantins , Valoriza Fertilizantes, Improcop do Brasil Ltda, e demais empresas do segmento de fertilizantes, sendo que todas as assembleias acima descritas serão realizadas das 10h às 17h (on line);  

- 10 de setembro de 2024 - Mosaic P & K;    

- 11 de setembro de 2024  -  Ouro Fino Química, Sipcam Nichino Brasil S/A, e FMC Química do  Brasil S/|A;

- 12 de setembro de 2024 -  Consube Agropecuária Ltda;

-  16 de setembro de 2024 -   Master Line  do Brasil Ltda;

- 17 de setembro de 2024  - Lab Fertil; GPC Química; Uby Agroquímica S.A, e todas as demais empresas do segmento químicos e farmacêuticos . Todas estas também serão realizadas virtualmente das 10h às 17h.


É muito importante a sua participação. Traga também companheiros e companheiras para se sindicalizarem. Afinal, quem fortalece e mantém o sindicato são os sindicalizados.




Read More!

Mosaic sendo Mosaic

 


Atualmente, a Mosaic tem demonstrado uma gestão inadequada em relação aos seus trabalhadores, desrespeitando práticas recomendadas de administração. Em qualquer treinamento de gestão, é evidente que as práticas adotadas pela empresa divergem significativamente das diretrizes que deveriam ser seguidas.

O tratamento atualmente dispensado aos trabalhadores diverge muito do que deveria ser aplicado em um ambiente corporativo, especialmente em situações onde ameaças, intimidações e casos de agressão física ocorrem dentro do complexo. Não há um trabalho eficaz de correção desses problemas, visto que falta a presença de um profissional qualificado para conduzir as situações de forma correta, profissional e humanizada. A condução das relações interpessoais é, em grande parte, amadora, o que compromete seriamente o ambiente de trabalho.

Há registro de agressão física ocorrida no setor de Fertilizantes. Já no Fosfórico, a coordenação tem adotado práticas abusivas, tratando os empregados com palavras que configuram assédio moral, diminuindo sua autoestima e, de forma arbitrária, negando-lhes o direito às folgas.

É fundamental destacar que, para gerir pessoas, o conhecimento técnico do processo é importante, mas não suficiente. É imprescindível que o gestor também possua habilidades interpessoais e compreenda a importância de uma gestão humanizada. A continuar dessa maneira, a Mosaic corre o risco de colapsar devido à falta de profissionais competentes para lidar com o processo da maneira correta.

Em gestões anteriores, motivadas por ambições pessoais, os limites dos projetos das unidades não foram devidamente considerados, o que resultou em uma sobrecarga significativa e trouxe as operações ao ponto de colapso grave em que se encontram atualmente. Atribuir a responsabilidade pelos fracassos aos trabalhadores que operam a planta é uma atitude covarde, uma vez que são os mesmos profissionais que, no passado, operaram essa planta com sucesso. Caso tenha havido perda de profissionais qualificados, a responsabilidade recai sobre a gestão local que não soube avaliar seus valores.

O Stiquifar, diante do cenário atual, manifesta sua preocupação, uma vez que os limites, tanto dos equipamentos, quanto dos trabalhadores, estão sendo desconsiderados. Essa negligência pode nos levar a enfrentar situações imprevistas e incontroláveis, comprometendo a segurança, onde a eficiência das operações já encontra-se comprometida.

 

ASSÉDIO MORAL É CRIME

Read More!

Stiquifar tem mais uma vitória na Justiça do Trabalho

 Acordo homologou pagamento para cerca de 700 trabalhadores sobre erros de cálculos



A presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Plásticos, Cosméticos, Fertilizantes, Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região (Stiquifar), Graça Carriconde, e assessor jurídico da entidade, Daniel de Oliveira Guimarães, estiveram dia 30 de agosto de 2024, na Justiça do Trabalho, onde foi homologado acordo com a Mosaic Fertilizantes P&K S/A. 


Segundo o advogado, o acordo envolve cerca de 700 trabalhadores, que se refere aos reflexos salariais da verba denominada Vantagem Pessoal HI, paga aos trabalhadores que recebiam “horas in itinere”. A Mosaic a pagou até dezembro de 2018, e em janeiro de 2019, após acordo com o sindicato, converteu a "horas in itinere" para outra verba com o nome "Vantagem Pessoal HI". O objetivo dessa conversão de pagamento foi manter esse pagamento para os trabalhadores com contrato vigente na época”, explica Daniel. 


A líder sindical Graça Carriconde alega que os novos contratos deixaram de receber essa verba, em virtude da extinção do direito com a Reforma Trabalhista. “Ocorre, que, em relação aos contratos anteriores à extinção do direito, quem começou a receber a "Vantagem Pessoal HI" após janeiro de 2019, ou seja, depois da conversão, teve erros de cálculo no pagamento dos reflexos salariais dessa verba em cálculo de horas extras, adicional noturno, etc. O processo resgata esses valores”, comemora.


Ela acredita que a homologação do acordo pela Justiça do Trabalho é um marco que assegura a valorização do trabalhador, garantindo que direitos fundamentais sejam respeitados e aplicados. “Este é mais um passo importante na luta por uma remuneração justa e pelo reconhecimento dos esforços diários dos trabalhadores na indústria”, conclui Graça.


Read More!

Stiquifar fecha parceria para cuidar da Saúde Bucal do trabalhador



O Stiquifar está com nova parceria. Desta vez para cuidar do seu sorriso. Através da Rede Sorriso, a Odontoclinic Uberaba vai oferecer uma limpeza gratuita a cada seis meses para os sindicalizados e seus dependentes. Também terão um desconto de 15 % em todos os tratamentos contratados.

A presidente do Stiquifar, Graça Carriconde, informa que, para começar a usufruir desse benefício, o sindicalizado deve entrar em contato com o número (34) 9 9685-3800 para agendar a primeira limpeza bucal.


A Odontoclinic tem unidades nos bairros São Benedito e Abadia.


Read More!

Mais uma vez a Mosaic demonstra descaso com seus trabalhadores

Líder sindical alerta: trabalhadores são descartados de acordo com interesses das empresas




Mais um acidente ocorreu na Mosaic. Apesar das inúmeras denúncias feitas pelo Stiquifar sobre o descaso com os trabalhadores, e pedidos de providências, a Gerência da Indústria nada faz. No final de julho aconteceu um acidente na Usina de Fusão de Enxofre, quando uma engenheira de Processo estava medindo a vazão horária do transportador na correia de alimentação de enxofre, quando houve um contato dela com o transportador. “Depois de encaminhada ao hospital, foi constatada fratura no braço esquerdo”, informa a presidente do Stiquifar Graça Carriconde.

Ela denuncia que a Mosaic emitiu duas CATs (Comunicação de Acidente de Trabalho), uma com afastamento e a outra sem. “Com isto, tentam esconder as irresponsabilidades da empresa com a segurança dos trabalhadores. Quando cobramos, a resposta sempre é que há o comunicado para todos os gerentes”, observa a líder sindical.

Para Graça, as empresas tentam esconder os acidentes de trabalho, prejudicando muito a vida do trabalhador, e lamenta o fato de o terem como um objeto e não como um ser humano. Ela acredita que maquiam as ocorrências negativas para a empresa e acidentes graves, de acordo com os interesses deles. “Num futuro próximo, este trabalhador é descartado. Quero levar minha mensagem dizendo que tomem cuidado, pois a vida vale muito mais que um emprego. Num possível acidente, o trabalhador é descartado na primeira oportunidade”, alerta.

Read More!

Stiquifar e Iept realizam esta semana o curso de Oratória

 Objetivo é oferecer meios e ferramentas para desenvolver habilidades para falar em público





O Stiquifar e o Instituto Educar para Transformar (Iept) vão realizar nos dias 08 e 09 de agosto, o curso de Oratória, que será ministrado pela professora Karen Monike Alves Damas de Freitas, das 9h às 12h, e das 14h às 18h, na sede do sindicato, localizado na rua Marquês do Paraná, 156. O objetivo é o de disponibilizar formação prática de oratória, por meio da execução de técnicas e ferramentas voltadas para o desenvolvimento de habilidades para falar em público.


O curso é direcionado para quem quer superar o medo de falar em público; aprimorar articulação e dicção; estruturar discurso e argumentação; aguçar a percepção de comunicação verbal e não verbal, gestos e expressões faciais; engajar e persuadir.


A professora Karen Monike é Assistente Social formada pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), especialista em Comunicação e Oratória, pós-graduada em Gestão de Pessoas e Liderança, e também em Marketing Digital.


Read More!

Trabalhadores da Aroeira aprovam Acordo Coletivo 2024/2025

 Líder Sindical acredita que foi uma decisão acertada por parte dos trabalhadores

A Bioenergética Aroeira S/A realizou votação da Negociação Coletiva de Trabalho, que foi aprovada por 113 dentre 180 trabalhadores que participaram da votação. 65 votaram contrários e 2 se abstiveram.


A presidente do Stiquifar, Graça Carriconde, acredita que foi a melhor decisão por parte dos trabalhadores, já que este é um momento de muitos desafios para os avanços nos direitos trabalhistas. “Conseguimos muitas conquistas, já que tivemos muitas perdas nos últimos anos”, pontua a líder sindical.


Os trabalhadores aprovaram o reajuste salarial de 5% para salários até R$5 mil e 3,23% para os superiores a este valor, e piso de R$1600,00. Também está no acordo coletivo folga de 5 dias consecutivos para o trabalhador de operação e um dia de folga para o trabalhador de escritório no mês de aniversário. Outro ponto acordado é a coparticipação em exames e consultas médicas por parte da empresa, e cartão alimentação no valor de R$300,00. E finalmente, a manutenção das demais cláusulas do Acordo Coletivo anterior.



Read More!

Stiquifar vai aguardar decisão de Brasília e não vai negociar com a Yara se não houver proposta justa

 Não vamos sucatear o direito do trabalhador, avisa líder sindical


O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Plásticos, Cosméticos, Fertilizantes, Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região (Stiquifar), move, desde 2021, uma ação contra a empresa Yara Brasil Fertilizantes S/A. 


A ação do sindicato é devido ao revezamento dos turnos acima de 6 horas, que na ocasião foi alterado a forma de revezamento de horários pela empresa, sem qualquer negociação com o sindicato, o  que é exigido pela legislação “A empresa pode revezar turnos com limite máximo de 6 horas, mesmo sem negociar com o sindicato, mas acima desta carga horária a empresa está descumprindo a Constituição Federal, e por isso, o sindicato pede, em caso de descumprimento da Constituição Federal, que sejam pagas horas extras em caso de revezamento de turnos acima de 6 horas sem a negociação com o sindicato”, esclarece o assessor jurídico do Stiquifar, advogado Daniel de Oliveira Guimarães.


A presidente do Sindicato, Graça Carriconde, esclarece que o processo judicial é de 2021, mas abrange a análise do turno desde 18 de outubro de 2018, quando a Yara deixou de negociar com o sindicato. “Entramos com a ação sem nominar trabalhadores, sendo assim os trabalhadores que terão direito serão identificados na fase de cálculos do processo. “Eles tentaram negociar 30% do que devem, mas não vamos sucatear o direito do processo aceitando receber um valor de mais de dois anos atrás. Como o processo está em Brasília já, entendemos que uma negociação justa envolve 80% dos valores, além de discutir a tabela de turnos com os trabalhadores”, informa a líder sindical.


Segundo a Assessoria Jurídica do Stiquifar, o processo aguarda julgamento do recurso da empresa em Brasília, e hoje, dia 29 de julho, o sindicato fez um pedido à Justiça para realizar os cálculos provisórios do processo, enquanto aguarda o julgamento do recurso em Brasília. “A expectativa, se não houver recursos quanto ao pedido de cálculo, é que tenhamos acesso aos cálculos provisórios até novembro de 2024. Os valores não serão liberados enquanto não forem julgados todos os recursos em Brasília”, pontua Daniel.


Read More!

Stiquifar fecha mais uma parceria

Desta vez com o laboratório de análises clínicas Salud Medicina Diagnóstica Ltda. Sindicalizados terão desconto de 30%


A Diretoria do Stiquifar busca cada dia mais parcerias para atender seus associados. Desta vez os sindicalizados terão 30% de desconto em todos os exames laboratoriais realizados na Salud Medicina Diagnóstica Ltda., bem como descontos oferecidos por parceiros, conforme tabela própria disponível no laboratório. 


A presidente do Stiquifar, Graça Carriconde destaca que o laboratório parceiro se dedica a revolucionar a experiência em medicina diagnóstica em Uberaba e região. “Eles oferecem tecnologia de ponta, atendimento personalizado e preços acessíveis”, explica. Graça ainda destaca que o Salud busca democratizar o acesso a serviços de qualidade, priorizando a confiança, empatia e inovação em cada resultado de exame que entrega. “Temos um compromisso com nosso associado, e justamente por isto buscamos sempre empresas de qualidade para atendê-los”, pondera.


O laboratório atende de segunda a sexta-feira, das 06h30 às 17h, e aos sábados das 7h às 12h. Os telefones para maiores informações são (34) 3336-1625 e (34) 3322-4060. O Salud fica localizado na rua Senador Bias Fortes, 67, Fabrício. Acesse também as redes sociais pelo link linktr.ee/salud.mdiagnostica



 

Read More!

Stiquifar realiza quarta rodada do Campeonato de Futebol Society

 Líder sindical comemora a integração que o esporte consegue atingir


A quarta rodada do 4° Campeonato de Futebol Society Stiquifar tem continuidade neste fim de semana. Na quarta-feira (03 de julho) a rodada já teve início com Cidade Jardim F.C. perdendo por 7 a 2 para o B13 F.C. O campeonato continua no sábado. Confira os dias e horários nesta publicação, e também a Classificação.

Para a presidente do Stiquifar, Graça Carriconde, o lazer e o esporte são fundamentais para o bem estar do trabalhador. “A carga de trabalho já é grande para nossos trabalhadores. Este campeonato vem dar um fôlego maior para que eles possam extravasar o cansaço da semana”, afirma.




Para o campeão, as premiações serão troféu, medalha, duas caixas de cerveja e R$ 600,00; o vice terá troféu, medalha, uma caixa de cerveja e R$ 300,00. O goleiro menos vazado e o artilheiro ganham troféu e R$ 150,00 cada.







Read More!

Stiquifar cobra atitudes firmes, e Mosaic fica atenta a gestões ineficientes

 Para líder sindical a gestão dentro da empresa é altamente prejudicial, mas ações começam a ser tomadas


A presidente do Stiquifar, Graça Carriconde, finalmente vê os efeitos positivos que as cobranças por parte da entidade sindical tem feito. Ela destaca o caso da Mosaic, que está com outras atitudes em relação às cobranças, segundo ela, seguindo um outro norte. “Eles estão mais atentos a gestões ineficientes, desrespeitosas, e que sempre estão com o chicote na mão, como era o caso do gerente de manutenção que foi desligado da empresa”, informa a líder sindical.

 

Para ela, ele tinha uma gestão altamente prejudicial, pois agia de maneira tacanha. Depois da morte de um trabalhador no setor deste gerente, a expectativa dos dirigentes do Stiquifar era justamente de que a gestão industrial tomasse iniciativas mais enérgicas. “Já era tempo de fazerem uma leitura adequada para o bem do capital e da sua força de trabalho que deve ser protegida”, pontua.

 

Graça ainda completa lembrando que é preciso prestar atenção no quesito ambiente de trabalho saudável, investindo em saúde e segurança de todos.


Read More!

Iept dá início às aulas de Informática Básica

 Curso é destinado a pessoas da “Melhor Idade”


O Instituto Educar para Transformar (Iept) já iniciou as aulas de Informática Básica para Melhor Idade, que irão acontecer no decorrer deste mês de julho. Pessoas de 40 a 70 anos se inscreveram, e das 15 inscritas, hoje oito participaram da aula inaugural. 

O curso de Informática Básica para melhor idade irá acontecer todas as segundas e quartas-feiras, das 8h30 às 10h30, com duração de três meses. Todos receberam material didático.



Prorrogação - Já o curso de Assistente de Logística teve suas inscrições estendidas até o mês de agosto. Quem quiser se inscrever, deve procurar a sede do instituto, localizada na rua Marquês do Paraná, 833, no bairro Estados Unidos. A pré-inscrição pode ser realizada pelo Whatsapp (34) 99655-6250. Os interessados devem levar para inscrição xerox do RG e CPF, de um comprovante de residência e uma foto ¾. O valor da inscrição é de R$ 175,00. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável. Quem quiser mais informações deve ligar para o número (34) 3326-0751.

Para os trabalhadores sindicalizados e seus dependentes haverá isenção de qualquer valor, e o material didático está incluso.
Read More!

Stiquifar denuncia pouco caso da Yara com a falta de água para os trabalhadores

Sujeira faz parte hoje da realidade dos poucos banheiros existentes nas dependências da indústria




O Stiquifar vem pedindo providências aos responsáveis pela Yara Brasil Fertilizantes quanto à falta de água na indústria. De acordo com os diretores do sindicato, já foram pedidas aos responsáveis da unidade em Uberaba algumas providências que foram prometidas. Mas segundo eles, nenhuma atitude foi tomada, a não ser a compra de um skid para tratamento de água. Segundo relatos de trabalhadores e trabalhadoras do local, este equipamento já estragou e tudo continua sem resolução.

A presidente do Stiquifar, Graça Carriconde, se indigna com o que é praticado ali. “Oferecem cafés, fazem festividades, participam de eventos, mas ao serem cobrados para dar o mínimo de dignidade ao trabalhador, o que alegam é que falta dinheiro”, lamenta.


Incrédula com a situação dos poucos banheiros masculinos, e da inexistência de um feminino, além de toda a sujeira, mau cheiro  e pouco caso, que os trabalhadores e trabalhadoras vêm convivendo na parte industrial da empresa, Graça desafia: “Com a palavra o gerente da Yara.”


Read More!

Trabalhadores e trabalhadoras da Inata aprovam proposta em Assembleia

 Agora, a líder sindical Graça Carriconde aguarda posicionamento da empresa para inserção de documento no Sistema do MTE



A presidente do Stiquifar, Graça Carriconde, já comunicou à Inata Produtos Biológicos Ltda que a proposta negociada foi aprovada pela maioria dos trabalhadores e trabalhadoras durante a Assembleia. A líder sindical já pediu à empresa a minuta de instrumento para conferência, e posterior inserção junto ao Sistema do Ministério do Trabalho e Emprego com o que foi aprovado em Assembleia. 

A maioria votou por reajuste de 4,5% retroativos a março de 2024, contemplando também os demitidos, pagamento de 30% de periculosidade para brigadista, licença paternidade de 10 dias, jornada de trabalho 12x36 somente para área produtiva. 




Além disto, pede a inclusão conforme contraproposta da Inata, como Plano de Saúde, Seguro de Vida, pagamento de 100% de horas extras, independente do dia e quantidade de horas, alimentação fornecida nos moldes do PAT com desconto de R$ 3,84/dia, e demais cláusulas da CCT que a empresa praticava anteriormente. “Agora aguardamos retorno da Inata, a fim de comemorarmos mais uma conquista dos trabalhadores e trabalhadoras”, conclui Graça.




Read More!

Trabalhadores e trabalhadoras Bioenergética Aroeira S/A votam negociação coletiva



O Stiquifar convoca trabalhadores e trabalhadoras da Bioenergética Aroeira S/A para participarem da Assembleia de votação presencial, que acontecerá amanhã (dia 18 de junho), no auditório Dona Naná (rua Bueno Brandão - Escola Estadual Sebastião Dias Ferraz), às 10h e às 18h. Na oportunidade será colocada em votação a negociação coletiva 2024/2025.


Durante a votação, será apresentada uma proposta específica para discussão e análise. Em seguida haverá uma sessão de esclarecimentos, onde todos terão a oportunidade de fazer perguntas e obter informações adicionais sobre a proposta em questão. É importante que todos participem desta etapa para garantir uma compreensão completa do assunto em discussão. 

Gostaríamos de informar a todos que no dia 18/06/2024, terça-feira, será realizada uma votação importante referente a negociação coletiva 2024/2025. É essencial que todos participem deste processo para garantir que as decisões tomadas reflitam os interesses coletivos. “Neste processo democrático, cada trabalhador ou trabalhadora poderá expressar sua opinião e contribuir para a decisão final”, pontua a presidente do Stiquifar, Graça Carriconde.

Read More!

Votação da negociação coletiva 2024/2025 acontece neste dia 18




O Stiquifar convoca trabalhadores e trabalhadoras da Inata Produtos Biológicos Ltda. para participarem da Assembleia de votação presencial, que acontecerá amanhã (dia 18 de junho), no auditório da empresa, às 14h. Na oportunidade será colocada em votação a negociação coletiva 2024/2025.

Durante a votação, será apresentada uma proposta específica para discussão e análise. Em seguida haverá uma sessão de esclarecimentos, onde todos terão a oportunidade de fazer perguntas e obter informações adicionais sobre a proposta em questão. É importante que todos participem desta etapa para garantir uma compreensão completa do assunto em discussão. “Cada um poderá opinar. Somente assim construiremos um processo democrático e transparente”, avalia a presidente do Stiquifar, Graça Carriconde.

Read More!

Stiquifar realiza primeira rodada do Campeonato de Futebol Society

 

Para líder sindical este campeonato é primordial nos momentos de lazer e integração dos trabalhadores




A primeira rodada do 4° Campeonato de Futebol Society Stiquifar começa neste fim de semana, quando terão cinco jogos. B13 F.C. X Coimbra F.C.; Chivas F.C X Grupo Petropolis; Cidade Jardim F.C. X Brothers F.C.; Meia Noite F.C. X Lion F.C.; e Boa Vista City X Realce Planejados. Confira os dias e horários nesta publicação.


A presidente do Stiquifar, Graça Carriconde, comemora esta realização que une e promove a saúde do trabalhador. “Quanto mais o trabalhador estiver integrado, melhor para a categoria. Estes momentos de lazer são fundamentais para a saúde física e mental do nosso trabalhador”, acredita. 


Para o campeão, as premiações serão troféu, medalha, duas caixas de cerveja e R$ 600,00; o vice terá troféu, medalha, uma caixa de cerveja e R$ 300,00. O goleiro menos vazado e o artilheiro ganham troféu e R$ 150,00 cada. 


Read More!

Stiquifar vai denunciar prática antissindical da Novak ao MP

 Líder sindical diz que atitude é desrespeitosa e inconsequente




A Novak Indústria e Comércio Eireli recebeu em março a proposta dos trabalhadores e trabalhadoras quanto à Negociação Coletiva 2024/2025. A empresa somente deu retorno ao Stiquifar no final de maio, quando foi sugerida, por parte da empresa, uma Assembleia Presencial, para ver se a categoria aceitaria ou não a contraproposta feita por eles. “Esta Novak não é uma empresa séria, pois desde o ano passado, vem provocando o sindicato de forma inconsequente e desrespeitosa, tendo em vista que a gente sempre procurou construir uma relação de seriedade, transparência e dentro de um princípio ético. Isto com todas as nossas negociações junto às empresas, da qual a gente senta numa mesa de negociação para discutir salários e benefícios”, dispara Graça Carriconde, presidente do Stiquifar. 


Ela afirma que ano passado foi feito um abaixo-assinado promovido por duas pessoas de confiança do proprietário da Novak, em uma prática antissindical, onde os trabalhadores e trabalhadoras assinaram o documento achando que era oficial do sindicato. Esse ano, segundo a líder sindical, alegou um desencontro com a gente, pois o proprietário não conseguia falar com a Diretoria do Sindicato via telefone. “Nós entendemos que tal negociação deve ser feita de forma presencial para se chegar a um bom termo para todos os lados, ou seja, trabalhadores, empresa e sindicato”, acredita. 


Graça pontua que esta não é a tônica da  Novak, que mais uma vez diz não reconhecer um e-mail enviado por uma empregada sua usando o e-mail da própria empresa. “É escabroso, deselegante e desrespeitoso. Por isso, vamos pegar todos os expedientes de prática antissindical, de não reconhecimento de e-mail, e ir até o Ministério Público do Trabalho. Nós representamos os trabalhadores, e com muito orgulho. Somos transparentes, e não podemos aturar um patrão mal intencionado.




Read More!

Uniube oferece Bolsa Integral

 


*Exceto Medicina. Consulte Regulamento e Edital em uniube.br
https://uniube.br/bolsas-de-estudo



Read More!

Stiquifar aciona criminalmente a Mosaic

Sindicato pede apuração da responsabilidade criminal dos gestores de empresa de fertilizantes na morte de um mecânico



O  Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Plásticos, Cosméticos, Fertilizantes, Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região (Stiquifar) acionou criminalmente a empresa Mosaic Fertilizantes. O advogado do sindicato, Daniel de Oliveira Guimarães, protocolou na Polícia Civil de Minas Gerais uma Notícia Crime para apurar a responsabilidade dos gestores daquela empresa, devido ao acidente ocorrido no dia 24 de maio de 2024 no Complexo Industrial da Mosaic Fertilizantes, localizado em Uberaba.


Naquele dia, o mecânico Bruno Minelis da Silva Naves sofreu um acidente fatal durante uma inspeção de rotina no setor fosfórico. Ao pisar em uma grade de piso que se quebrou, ele caiu em um tanque de ácido diluído (TQ-1504). Socorrido e levado ao hospital com cerca de 90% do corpo queimado, no dia 26 de maio ele veio a óbito.


Para a presidente do Stiquifar, Graça Carriconde, a inobservância da empresa em manter condições seguras de trabalho, descumprindo diversas normas de segurança, higiene e medicina do trabalho contribuíram para esta fatalidade. “Nós denunciamos e pedimos melhores condições de segurança e investimentos para que os trabalhadores e trabalhadoras pudessem ter o mínimo de dignidade no seu dia-a-dia. Nunca fomos atendidos. Não foi falta de acionar a Mosaic”, informa. 


A líder sindical disse que apesar das ações judiciais tomadas, bem como denúncias junto à Mosaic por várias vezes, nada valeram. E avisa que solicitou investigação do acidente pela polícia e perícia para apuração do descumprimento de normas técnicas (Norma Regulamentadora 8 do Ministério do Trabalho e artigos 170 a 174 da CLT, relacionadas a segurança nas edificações e ambiente laboral.) “Ainda solicitamos a apuração de crimes previstos no Código Penal, como homicídio, lesões corporais e perigo comum. Não aceitamos falta de condições adequadas de trabalho. É preciso responsabilizar estes gestores”, conclui Graça.



Read More!

Venha votar e construir seus direitos




A Diretoria do Stiquifar convoca os trabalhadores e trabalhadoras da Novak Indústria e Comércio Ltda, para participar da Assembleia de Votação Presencial na sede do Stiquifar (rua Marquês do Paraná, 156 - Estados Unidos), na segunda-feira (03 de junho), às 18h. A pauta abordada será Negociação Coletiva 2024/2025.


Participe!!! Seu voto é fundamental para a construção de seus direitos!

Read More!

Atenção trabalhadores e trabalhadoras da Inata Produtos Biológicos

Sua presença é fundamental! A votação é secreta!!




 

Read More!

Stiquifar vai acionar criminalmente a Mosaic por morte de trabalhador


A Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Plásticos, Cosméticos, Fertilizantes, Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região (Stiquifar) recebeu com indignação e pesar a trágica perda de um trabalhador da empresa Mosaic. No dia 24 de maio de 2024, o trabalhador Bruno Minelis da Silva Naves caiu dentro de um tanque de ácido diluído após o rompimento de uma grade de piso no setor em que estava trabalhando, e faleceu dia 26 de maio de 2024. “Esta fatalidade já era prevista pelo sindicato, já que, no dia 11 de abril, nós reafirmamos nossas denúncias, já antigas. Cobramos manutenção preventiva e investimentos”, pontua a presidente do Stiquifar Graça Carriconde. Segundo ela, este documento chegou às mãos, inclusive, nos Estados Unidos. “Não fomos omissos. Estamos denunciando taxativamente há tempos. Mas nenhuma atitude foi tomada por parte da Mosaic. Os gestores locais foram omissos e coniventes com os mandos e desmandos da empresa. Eles não têm compromisso com a vida”, lamenta a líder sindical. E avisa: “Agora vamos entrar com processo criminal.”

Read More!

ATENÇÃO: ASSEMBLEIA NA CCM

 



A Diretoria do Stiquifar convoca os trabalhadores e trabalhadoras da CCM Indústria e Comércio de Produtos Descartáveis S/A, para participar da Assembleia de Votação Presencial na Empresa, na sexta-feira (24 de maio). Diretoria do sindicato estará a partir das 6h na indústria, a fim de colocar a votação, que será secreta, a disposição dos funcionários e funcionárias. Na oportunidade, irão votar o turno que está deixando a CCM e quem está entrando no turno. Às 14h, a diretoria volta para colocar votação a disposição do turno da tarde, e administrativo. A pauta abordada será Negociação Coletiva 2024/2025.

Read More!

Hoje, dia 24 de abril, é o dia do Jovem Aprendiz. A data foi escolhida em função de ser originalmente o dia internacional do jovem trabalhador



 


Conseguir o primeiro emprego é um dos maiores desafios dos jovens no mercado de trabalho na atualidade. O Stiquifar, a partir do IEPT sabe da importância de qualificação já que
pesquisas indicam que pessoas jovens são as que mais sofrem com impactos do mercado de trabalho. Conseguir um emprego sem uma experiência profissional ou qualificação em uma área específica é uma das maiores dificuldades para esta população.

Read More!

PODCAST STIQUIFAR

 


Read More!

Licença-maternidade não reflete realidade das trabalhadoras


 

Em janeiro, 84.101 mulheres receberam alguma parcela do salário-maternidade. Especialistas afirmam que número é baixo e defendem a licença como política de Estado para além do contexto do mercado de trabalho.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, Dieese, o dado indica que o benefício de assistência à maternidade não atinge o conjunto de trabalhadoras brasileiras que dele precisam.

Ou seja, o direito à assistência maternidade, momento de muita vulnerabilidade para a mulher, é um direito estabelecido apenas para no mercado de trabalho formal, com registro na carteira de trabalho ou em contratos que preveem o recolhimento.

Read More!

Prepara Cursos: Presencial, Semipresencial e Online

 


A parceira Stiquifar Prepara Cursos elabora uma gama de qualificação para melhorar o seu desempenho profissional. São diversas opções de cursos presenciais, semipresenciais e online. Adquira-os para turbinar seu currículo e conseguir aquela vaga de emprego tão desejada!

 Lembrando que o sindicalizado tem desconto de 30% nas mensalidades. Para mais informações ligar no telefone (34) 3073–7111.

 

Read More!