Moobilização é o caminho

Devido ao convite de última hora da empresa Vale Fertilizantes para participarmos de uma reunião no Rio de Janeiro em 31/03/2016, onde o Assunto é PLR, a mobilização de porta de Fábrica que faríamos no mesmo dia, foi suspensa temporariamente
A mobilização dos trabalhadores é a coisa mais importante para que consigamos alcançar nossos objetivos e recebermos em troca do imenso trabalho que dedicamos à empresa o reconhecimento de todo o esforço em forma de salários dignos, benefícios atraentes e um programa de PLR que traduza realmente nosso empenho.
Atualmente na Vale temos alguns graves problemas que exigem toda nossa mobilização e nossa força para resolver definitivamente as injustiças e prejuízos que todos nós trabalhadores temos sofrido.
CONGELAMENTO DA TABELA SALARIAL: Problema gravíssimo que vem se repedindo ano após ano uma vez que a empresa deixa de reajustar a tabela de salários acompanhando as Negociações Coletivas que são realizadas na data-base de nossa categoria (1º de novembro).
Quando das nossas negociações coletivas, onde conseguimos reajustes salariais, com o congelamento da tabela salarial, mais que uma conquista é um sofrimento e uma causa de frustração.
O trabalhador que é promovido passa a exercer outras funções e com isso sua carga de responsabilidade é aumentada em todo esse fardo à mais não é remunerado como deveria ser pois, os aumentos salariais não passam de R$ 200,00, quando é muito, por exemplo, em uma promoção de Operador I para Operador II, ou seja, nenhum trabalhador se sente valorizado e por isso tem muita gente que foge das promoções como o diabo foge da cruz.
O STIQUIFAR tem cobrado da empresa para que ela deixe definitivamente de achatar os salários através do congelamento da tabela da Vale, que insiste em manter essa política nefasta para os trabalhadores. Além disso, a empresa tem precarizado as condições de trabalho com uma falsa de política de saúde, segurança e meio ambiente, não observando áreas que têm expostos os trabalhadores a poeira, ruídos, principalmente na unidade de Bicálcio Além do que, tem sido uma pratica constante a falta de horário de refeição, descumprimento no intervalo inter-jornada, que é de 35 horas, e convocação de trabalhadores em folgas.

PLR: A PLR é um benefício que não tem cunho obrigatório, ou seja, não existe nenhuma lei que obrigue qualquer empresa a adotar um programa de Participação nos Lucros e Resultados.
As empresas que optam por oferecer uma PLR fazem isso somente como um meio de atrair profissionais para seus quadros, porém, a única regulamentação que existe é que caso a empresa resolva oferecer o programa ela deve seguir a Lei 10.101 que define as regras para a sua implementação.
Como na Vale Fertilizantes a PLR foi adotada desde os tempos da FOSFERTIL, passou a fazer parte do pacote de atração de profissionais para a empresa, porém, apesar dela constar o programa de seu marketing, ninguém pode garantir que seja positivo todos os anos, pois, a premiação depende como todos sabem de diversos fatores como o lucro e as metas das unidades.
Portanto o que nos cabe nesse momento é lutar para modificar o programa à partir de 2016 para uma forma mais justa para os trabalhadores uma vez que o programa anterior que vigorou por dois anos (2014 / 2015) se encerrou e novas negociações já foram iniciadas, com apresentação de proposta pela bancada dos trabalhadores.
Para que possamos atacar esses dois problemas de frente e com força capaz de mostrar à Vale todo o nosso descontentamento, temos que nos mobilizar e mostrar nossa força e para isso temos muitas alternativas e estratégias a adotar como forma de convencimento.
O STIQUIFAR tem a obrigação de liderar essa mobilização e fazer um chamamento para que TODOS os trabalhadores se unam, pois, a hora é essa e temos que cobrar da empresa o que nós vendemos para ela: nossa força de trabalho, nossa dedicação e nossa competência.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário