Lucro líquido da Yara cai 97% no quarto trimestre de 2013


Fonte: Agência Estado

A companhia de fertilizantes norueguesa Yara International reportou nesta quarta-feira lucro líquido de 59 milhões de coroas norueguesas (US$ 9,6 milhões) no quarto trimestre de 2013, recuo de 97% ante os 2,153 bilhões de coroas obtidos um ano antes (US$ 1 = 6,11620 coroas). De acordo com a empresa, o resultado refletiu os preços mais fracos dos produtos vendidos.
A previsão média de 12 analistas ouvidos pela FactSet era de lucro líquido de 945 milhões de coroas.

A receita nos três últimos meses do ano passado totalizou 20,47 bilhões de coroas, abaixo dos 20,86 bilhões de coroas obtidos em igual período de 2012 e dos 21,77 bilhões projetados por analistas.

A companhia informou que os valores obtidos com entregas de fertilizantes caíram 26% para ureia, 15% para nitrato e 9% para NPK na comparação entre o último trimestre de 2013 e o de 2012.

As entregas globais de fertilizantes cresceram 22% na comparação anual, principalmente por causa de aumento das vendas no Brasil, com volumes maiores após a aquisição das operações de fertilizantes da Bunge no País.
'Os resultados do quarto trimestre da Yara refletem mercados de fertilizantes mais fracos', disse o executivo-chefe da companhia, Jorgen Ole Haslestad. 'No lado positivo, relatamos volumes de produção e entregas fortes, e o segmento industrial proporciona maiores vendas e margens.'

A Yara disse que seu conselho irá propor um dividendo de 10 coroas por ação para 2013. O conselho também pretende sugerir um novo programa de recompra de ações nos moldes do já existente.

A companhia espera custos de energia no primeiro trimestre em linha com os de igual período do ano passado. Para o segundo trimestre, a expectativa é de custos 400 milhões de coroas abaixo do desembolsado um ano antes.
Fonte: Dow Jones Newswires.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário