A empresa Mosaic Fertilizantes obteve renovação de licença para operação da atividade de barragem por seis anos. A medida é obrigatória para empresas que possuem barragens para contenção de rejeitos ou resíduos e foi comunicada esta semana pela empresa.
A licença vale para a lagoa de gesso da empresa que está localizada em Uberaba, no Distrito Industrial 3, e serve para estocagem de resíduos de gesso agrícola. Em janeiro, no dia 26, a empresa realizou vistoria no local e afirmou que nenhum risco havia sido detectado no depósito, que muitos chamam de “montanha”. À época, a empresa afirmou que todos os requisitos e dispositivos de segurança estavam em conformidade com a legislação. De acordo com a empresa, os montes não são barragens e sim lagoas de contenção e pilha de gesso, e que todas as lagoas apresentam declaração de estabilidade e passam por inspeções quinzenais.
As fiscalizações e inspeções nessas instalações se tornaram mais rígidas após as grandes tragédias com rejeitos de minério em Mariana e Brumadinho. Esta última aconteceu este ano e vitimou 270 pessoas. 249 corpos foram localizados, até o início deste mês, e 21 ainda seguem desaparecidos.
Fonte: Jornal da Manhã
0 comentários:
Postar um comentário