A diretoria do Stiquifar em conversa com alguns funcionários que foram desligados da Mosaic Fertilizantes tomou conhecimento de que têm gestores praticando manipulação emocional dos trabalhadores para deixá-los confiantes e seguros que estão melhorando o seu desempenho. Ao invés, de orientá-los qual é a melhor forma de executar o seu trabalho para permanecerem no emprego.
Os funcionários revelaram que os seus supervisores os elogiaram, há algumas semanas, antes do desligamento. Afirmando que eles haviam evoluído, num determinado período, bem como garantiram que estavam seguindo todas as diretrizes que a empresa precisava. Que dessa forma, eles teriam grandes oportunidades de crescimento dentro da empresa, mas o que perceberam é que foram iludidos com falsos elogios que não contribuíram em nada para o seu crescimento profissional.
Pelo contrário, os "falsos elogios" minaram a autoestima de vários trabalhadores, provocando desgaste da saúde física e mental dos empregados desligados. Essa situação afeta até os trabalhadores ativos, pois como a empresa está com o quadro de funcionários reduzido, aumenta a sobrecarga de trabalho. Então, gera cansaço extremo e estresse nos colaboradores elevando o volume de atestados médicos.
O pior é que essa é somente uma das possibilidades do trabalhador virar “fantoche” nas mãos desses maus gestores. Tem gestor que realiza o feedback positivo com o trabalhador é o próximo passo é negociar a sua transferência para outro setor ou turno, onde ele ficará sob nova gestão. Então, em questão de alguns dias o trabalhador ficará desempregado sem saber o motivo, pois quando procurar o antigo gestor o mesmo alegará que ficou surpreso com o fato, afirmando que partiu do novo gestor e que infelizmente a decisão não está nas suas mãos.
0 comentários:
Postar um comentário