O Comitê Cidade Resiliente da Defesa Civil de Patos de Minas realizou reunião preparatória para a execução de um simulado de barragens na empresa Mosaic Fertilizantes, a antiga Fosfértil, com unidade na cidade.
Segundo divulgou a Prefeitura, na última segunda-feira (22), na reunião foram definidas ações que serão feitas durante o simulado, com previsão de ocorrer até setembro.
Foram estabelecidas também as diretrizes específicas, além dos pontos de encontro, dos locais das sirenes e dos alarmes de emergência em caso de desastres.
O treinamento faz parte da Campanha das Nações Unidas e da Estratégia Internacional para Redução do Risco Desastres, cujo nome oficial em inglês é United Nations International Strategy for Disaster Reduction (UNISDR).
OUTRAS UNIDADES DA MOSAIC FERTILIZANTES
Araxá
Conforme divulgado pelo G1, a situação das barragens de Araxá e Tapira já foi tema de audiência entre Promotoria do Meio Ambiente, representantes da empresa e o Corpo de Bombeiros.
Em abril, o grupo divulgou que iria fazer teste de funcionamento das sirenes do Complexo Mineroquímico de Araxá. Em fevereiro, a empresa declarou situação de emergência na barragem de rejeitos B1/B4.
Entretanto, segundo informou a companhia à época, não havia qualquer risco iminente e, por isso, os moradores não precisariam deixar as casas. O sistema de alerta sonoro é preventivo e o objetivo é garantir a segurança da comunidade em caso de emergência.
Na última sexta-feira (19), a Mosaic e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) divulgaram a assinatura de um Termo de Compromisso para melhorias no Complexo Mineroquímico de Araxá. O acordo visa a garantia de estabilidade e segurança das barragens do complexo.
Tapira
A Mosaic Fertilizantes retomou na semana passada a produção no Complexo de Mineração de Tapira. A unidade voltou operar com 60% da capacidade operacional e a retomada parcial das operações de beneficiamento foi possível através da obtenção da Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) da barragem BR e das adequações operacionais realizadas no Complexo.
fonte: G1
fonte: G1
0 comentários:
Postar um comentário