Brasil está cada vez mais pobre


Até 2030, o montante de pessoas recebendo até meio salário mínimo pode chegar a 43% da população, contra 31% registrados no final de 2017; em 2014, taxa era de 25%.

Na Grande SP, a pobreza extrema cresce 35% em um ano. O número de pobres no Brasil pode chegar a 100 milhões em 2030, atingindo, assim, 43% da população total estimada para o período (230 milhões). Esse cenário representaria um aumento de 35,2 milhões de habitantes recebendo até meio salário mínimo por mês, ante 2017.

Especialistas explicam que a estimativa leva em conta combinações da dinâmica da demografia brasileira (como o crescimento populacional total e o avanço dos idosos) e decisões de política econômica como a implementação do teto para o crescimento das despesas públicas, que tende a diminuir o investimento per capita em educação, e a flexibilização das leis do trabalho.

Quanto isso, o governo tira investimentos na educação que caiu 67% em cinco anos, para R$ 4,572 bilhões no acumulado de 12 meses até abril de 2018, ante igual período de 2013, quando os recursos alocados na área foram de R$ 14 bilhões. Os investimentos, por não fazerem parte das despesas obrigatórias do governo, acabam sendo mais facilmente cortados em períodos de ajuste fiscal, como vem ocorrendo desde o ano de 2014.

E é assim que o Brasil vem sendo desmontado pelos políticos. Diante o fato, só cabe ao povo brasileiro escolher governantes que podem mudar a situação do país.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário