AO QUE PARECE A PRECARIZAÇÃO NA MOSAIC/VALE VAI CONTINUAR

           Nesta segunda feira passada foi votado pelos trabalhadores da Mosaic/Araxá o Acordo Coletivo específico DE TURNOS, tendo sido aprovado tabela de quatro turmas com 40 horas semanais em regime de revezamento, sendo que a prerrogativas dos horários serão definidos pela empresa. O Stiquifar avalia que esta mudança provocada pela empresa fere o princípio da razoabilidade, pois não está sendo observado a continuidade das atividades nem o enquadramento do NÍVEL DE RISCO III que as Unidades fabris expõem seus empregados, e nem a saúde e segurança dos mesmos que ficam mais vulneráveis a exposição contínua, influenciando também diretamente em salário, benefícios e demissão de uma turma inteira.

É importante observar que ainda que a empresa tenha a prerrogativa de alterar os horários de trabalho, o art. 468 da CLT, garante aos empregados que essas mudanças não podem gerar prejuízos diretos ou indiretos ao contrato de trabalho. A presente alteração de turno causa prejuízo econômico, financeiro e social aos trabalhadores, afetando também o princípio constitucional da impossibilidade de redução do conjunto remuneratório (salário).

O Stiquifar garante que esse assunto foi acompanhado e temos que ficar atentos quanto a possíveis propostas de mudança na atual Tabela de Turnos 6x4 conquistada a duras penas em 1994, que foi motivo de GREVE e demissões, onde naquela oportunidade a empresa implantou 06 (seis) horas, mas devido nosso espirito de Luta e Resistência resultaram na conquista da tabela, que é praticada até hoje em Uberaba. ESTAMOS ATENTOS, e caso haja proposta de alteração de turnos para Uberaba, o Stiquifar conta com o apoio de todos os trabalhadores envolvidos no turno pois, a decisão é de todos e SOBERANA.  “Estamos preparados para defende-los, refutando qualquer proposta que acarrete redução da condição social e econômica de todos os envolvidos”, falou a presidente do Stiquifar Graça Carriconde.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário