Presença maciça de trabalhadores da Vale garante benefícios em Negociação Coletiva

 Aproximadamente 400 trabalhadores da Vale estiveram presentes na Assembleia para Negociação Coletiva realizada na sede do Stiquifar. A proposta foi aprovada com reajuste de 1,83%, baseado no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), além de manter cláusulas e benefícios da negociação anterior.

De acordo com a presidente do Stiquifar Graça Carriconde, isso aconteceu no setor químico e farmacêutico de todo Brasil. Ela também alertou pela necessidade de vigilância já que as empresas estão querendo se enquadrar na Reforma Trabalhista.

No caso da Vale, estão propondo dois Acordos Coletivos, um para os trabalhadores de turno e outro para os que trabalham em horário normal.  Essa negociação foi prorrogada e essa acordo tem vigência até 31 de março de 2018.

“Temos um entendimento que no ano que vem, teremos dois momentos de luta, caso a empresa queira retirar direito dos trabalhadores conquistados a duras penas ao longo dos anos”, afirmou Graça.

O Sindicato deixa claro a necessidade de maior participação dos trabalhadores, caso haja proposta de retirada de conquistas e benefícios. “Deixamos claro sobre a possibilidades de mais entreves negociais já que teremos um novo processo negocial no primeiro semestre de 2018”, alertou.

 “O que depender do Stiquifar, já estamos apostos para frear qualquer tipo de proposta de retirada de direito”.

Graça Carriconde

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário