Vale Fertilizantes coloca a vida de empregados em risco visando apenas o lucro


Todos os trabalhadores já sabem que a Vale Fertilizantes será vendida para a Mosaic. O que os companheiros não sabem e que o Stiquifar está de olho, é que a Vale já está demitindo vários empregados sem nenhum critério. Somente esta semana foram 15 e desde de o início do ano, 69. Nós acreditamos que  a Vale e Mosaic já tem um acordo para fazer a estruturação de empresa com o único objetivo de aumentar o faturamento. Prova disso, são essas demissões. De acordo com a Presidente do Stiquifar Graça Carriconde, a Mosaic e a Vale já entraram em um acordo e estão fazendo essa reestruturação, antes mesmo da venda.  “Quem possui mais tempo de casa, maiores salários e aposentados estão sendo demitidos com o propósito claro de redução de salários”.

Outro ponto de fundamental importância é que esses critérios, visando apenas o lucro, pode colocar em risco a vida de mais funcionários, já que os cargos são de muita responsabilidade e exigem muito conhecimento. “A fábrica é considerada de Risco III e essas demissões estão acontecendo sem cuidado com o trabalhador. Isso é muito perigoso. Essas demissões estão acontecendo sem discussão prévia com o Sindicato. Eles não estão agindo às claras”, afirmou Graça.

Outro ponto analisado pelo Stiquifar, é o momento em que esses funcionários estão sendo demitidos já que o país está passando por uma crise econômica. Carriconde alega que ficar desempregado nesse cenário atual, pode inclusive desestruturar várias famílias, pais que tem filhos pequenos, mulheres que sustentam essas famílias, provando mais uma vez que o patrão não está preocupado com o empregado.

Desmotivação: A Vale Fertilizantes em nenhum momento se mostra bem posicionada na relação capital trabalho. O Stiquifar está acompanhando casos em que os trabalhadores não querem participar de processos de concurso interno pois a diferença de valores de um cargo para outro e de maior responsabilidade altera os salários aproximadamente em R$100 reais e a tabela salarial está congelada desde de 2012.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário