STIQUIFAR cobra esclarecimento da Vale sobre cálculo da PLR

O STIQUIFAR lembra aos companheiros que a Participação no Lucros e resultados (PLR) da Vale fertilizantes foi definida em assembléia dos trabalhadores, sobre quais critérios seriam utilizados pela empresa para cálculo. Na assembléia, a categoria aprovou esta forma, apesar do alerta da diretoria do STIQUIFAR que estariam assinando um “cheque em branco” para empresa.
Mesmo assim a PLR apurada para os companheiros da Vale em Uberaba foi em média a mesma das outras unidades do setor de fertilizantes. A diretoria do STIQUIFAR esteve reunida com a  Vale para esclarecer quanto a apuração  do Fator Vale  de 1,14 pontos para a PLR. A direção do Sindicato pediu a transparência quanto a formula de calculo utilizada para chegar a tal resultado, onde a empresa atendeu, fazendo suas apresentações. Ficando claro que o limite de gastos com a PLR é definido pelo FLUXO DE CAIXA OPERACIONAL, QUE SIGNIFICA A ENTRADA E SAÍDA DE RECURSOS DA EMPRESA CONTROLADOS PELOS GESTORES.  Sobre a discussão e aprovação do programa de PLR, lembramos que os trabalhadores aceitaram as condições propostas, mesmo sendo esclarecido para todos os presentes na assembléia que o painel de metas apresentado era do segmento de fertilizantes. Na visão do STIQUIFAR, as metas da mesma é uma “Caixa Preta”, onde quem tem o controle do negócio é a própria. Enquanto não tivermos consciência de que somente unidos podemos alterar   qualquer proposta de negociação, ficaremos a mercê das condições impostas.

Em toda a Vale (Brasil e exterior) teve o mesmo “Fator Vale”, de 1,14.  No ano de 2015, no 4º trimestre o fluxo de caixa operacional negativo da empresa em US$ 508 milhões, impactando diretamente no resultado de 2016.  O custo de fabricação do produto estava bem acima do planejado pela companhia, além disso, a cotação do Dólar não era boa, já que o produto fabricado é vendido na moeda estrangeira. Ainda somado a isso, o negocio Vale tem um quadro de empregado acima do esperado pela área de fertilizantes, então para o calculo de participação de lucro fica menor porque temos que dividir para mais pessoas. 
Isso somente comprova que não podemos aceitar condições obscuras em nome de um adiantamento e nem sermos imediatistas, POIS A CONTA VIRÁ ESTE ANO, QUANDO NÃO TEREMOS ADIANTAMENTO.


Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário