Trabalhador humilhado dentro da Vale Fertilizantes



Poucas coisas na vida são piores do que ser mal tratado pelas pessoas.
Passar por uma humilhação então, nem se fala!

E se essa humilhação partir de um superior hierárquico, dentro de uma empresa contra um trabalhador que lá trabalha há mais de 34 anos, a situação extrapola muito os limites da crueldade.

Um fato terrível ocorreu esta semana na Vale Fertilizantes em Uberaba e o STIQUIFAR não pode deixar de denunciá-lo para que as pessoas com cargo de comando na empresa não permitam que se repitam episódios como esse:

Um trabalhador, com mais de 34 anos de serviços prestados na empresa foi procurado pelo seu chefe, conhecido pela alcunha de “Ratinho”, para ser informado de que a empresa decidiu demitir empregados aposentados e com idade à partir de 60 anos.

Inexplicavelmente o Sr. Ratinho deu o prazo de uma semana para que o referido empregado refletisse e desse a resposta se aceitaria ou não a demissão. Dá para entender uma coisa dessas? O trabalhador em questão não possui nenhum tipo de estabilidade no emprego, não é membro de CIPA, nem do Sindicato, nem da Cooperativa, de nada. Porque perguntar a ele se aceita ou não ser demitido?

Sinceramente, não para entender!

Pois bem, diante da “proposta” o empregado questionou ao seu superior hierárquico se a empresa estava concedendo algum benefício para efetivar essas demissões e sem mais nem menos, de forma a humilhar o trabalhador o ilustre Sr. Ratinho deu  a seguinte resposta a ele: “Você já está com os dentes caindo e ainda quer benefício para sair da empresa?”

O trabalhador se sentindo humilhado, desrespeitado em sua condição de ser humano não fez outra coisa senão denunciar o fato ao Sindicato buscando informações sobre seus direitos, no que foi prontamente atendido.

Admitir e demitir empregados é uma prerrogativa única e exclusiva da empresa, e desde que sejam feitos dentro dos parâmetros legais, não temos nada a fazer ou reclamar, porém uma coisa é inalienável: “A DIGNIDADE DO TRABALHADOR”.

Expor o trabalhador ao ridículo, desrespeitá-lo com ser humano não é prerrogativa de ninguém, e nesse ponto temos a obrigação de denunciar e tomar medidas necessárias para coibir tais agressões.

A verdade é que a empresa não tem nenhum plano de incentivo para demissões, pois, é política da Vale não promover PDV´s, e as demissões são feitas atendendo somente ao que determina a legislação onde são pagas todas as verbas rescisórias legais, nada mais.

O Sindicato tem sido procurado para atuar junto à empresa no sentido de que ela promova um PDV, porém, isso não será possível uma vez que ela já deixou muito claro que PDV não se discute na Vale, porém, podemos sim solicitar a adoção de alguns benefícios para empregados aposentados ou em vias de aposentadoria se desligarem da empresa com forma de incentivo e apoio a esses trabalhadores e para isso o STIQUIFAR solicita a todos os trabalhadores APOSENTADOS ou EM VIAS DE APOSENTADORIA, que desejarem se desligar da empresa, para que entrem em contato com o Sindicato para podermos encaminhar essa demanda à Vale. Quem sabe possamos sensibilizar a empresa e ela venha a adotar algum tipo de benefício para quem já deu muito sangue por ela?

Os trabalhadores interessados podem nos procurar através de contato telefônico, pessoal ou por e-mail.


O que não pode é o trabalhador, depois de tantos anos de dedicação, ser humilhado e dispensado como um cão sem dono!

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário