Falta muito para ser corrigido ainda na Vale




As defasagens salariais que tem prejudicado um grande número de trabalhadores da Vale foram corrigidas temporariamente para uma boa parcela de pessoas, porém, ainda existem muitos outros problemas para serem corrigidos.
Para que fique muito claro para todos, a Vale tem como política a não adoção de reajustamento da tabela salarial de acordo com os índices que são aplicados na ocasião das negociações da data-base, ou seja, a tabela de salários fica defasada diante dos reajustes salariais e isso provoca o surgimento de disparidades entre os salários das primeiras faixas de cada cargo.
A Vale não tem como prática o realinhamento da tabela e não tem interesse em fazê-lo a cada ano, isso a empresa já deixou claro, portanto, um problema solucionado em um ano, com toda a certeza vai ressurgir nos anos subsequentes.
Para alguns cargos das áreas administrativas e para os Operadores I das áreas de Produção nós conseguimos (nós o STIQUIFAR) regularizar nessas negociações da data-base, porém diversos outros problemas tem surgido a cada momento.
Estamos em processo de levantamento das defasagens salariais existente para os cargos de Operador II e Operador III, bem como de demais cargos em outras áreas, como na Expedição, por exemplo.
É um trabalho bastante difícil pois, o Sindicato não tem acesso à folha de pagamento da empresa, uma vez que é uma prerrogativa da mesma manter aquelas informações sob sigilo e isso deve ser respeitado, porém, por outras vias o STIQUIFAR tem agido e solicitará reunião com os responsáveis pelo RH da empresa para buscarmos uma solução para esses muitos e graves problemas.
Outra coisa que temos detectado em contato com muitos trabalhadores é a falta de comprometimento dos gestores das diversas unidades para com a equipe.
Até parece ser um pecado mortal contemplar os trabalhadores com os tão sonhados "steps", pois, muito pouca gente tem conseguido melhoria salarial através do reconhecimento.
Um monte de gestores que só defendem seus próprios interesses, gestores que jamais podem ser chamados de líderes, jamais se dão ao trabalho de defender seus subordinados e aplicar para eles uma política que existe na empresa, que é a progressão salarial através da conquista de "steps".
Querem aparecer para seus superiores como pessoas que fazem de tudo para cortar custos para a empresa, mas, esse custo cortado é muito custoso para os trabalhadores que sofrem pela falta de reconhecimento.
Um absurdo deixar nas mão dessa gente o poder de administrar pessoas.
Gente despreparada e sem espírito de equipe.

O STIQUIFAR se compromete com os trabalhadores a continuar na luta para resolver os problemas relacionados com a tabela salarial, e logo que tenhamos novidades, com certeza estaremos comunicando todos os trabalhadores à respeito do andamento das conversações.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário