Uberaba: Autoridades discutem termo de compromisso assinado pela Vale


Fonte: Sabrina Alves/ Jornal de Uberaba

A Procuradoria da República em Uberaba, promove hoje (27), uma reunião para discutir o Termo de Compromisso assinado pela empresa Vale Fertilizantes junto ao Ministério Público Federal que prevê a implantação de medidas para a melhoria na qualidade ambiental na região do Distrito Industrial onde a empresa está inserida. O acordo prevê ainda o pagamento de R$3.750.000,00 a título de compensação ecológica e de reforço instituicional.


Segundo a assessoria de imprensa do MPF estarão presentes: o procurador da República Thales Messias Pires Cardoso; o promotor de Justiça Carlos Alberto Valera; o secretário de estado do Meio Ambiente, Alceu José Torres Marques e o diretor geral do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais, Bertholdino Apolônio Teixeira Júnior.
Em Maio, a PRU confirmou o acordo com a Vale, responsável pelos danos ambientais causados pela extinta Fosfértil. De acordo com a publicação, na instalação na antiga empresa, há 30 anos, nenhuma medida ambiental foi tomada, passado todos esses anos, a atual dona da área deverá arcar com toda a regulamentação.

O acordo foi homologado pela 2ª Vara Federal no final de Abril desse ano, dessa forma a Vale se comprometeu a impermeabilizar a montanha de resíduos com uma manta. O prazo final para a tomada das providências termina em Dezembro de 2023.

Share this post!

Bookmark and Share

1 comentários:

Luciano Márcio Stiquifar disse...

.

Postar um comentário