Stiquifar e Iept renovam parceria com Centro de Ensino Grau Técnico


O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Plásticos, Cosméticos, Fertilizantes, Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região (Sitquifar) e o Instituto Educar para Transformar (IEPT) renovaram parceria com o Centro de Ensino Grau Técnico, que vai disponibilizar descontos diferenciados para sindicalizados e seus dependentes.

O desconto na matrícula será de 62,5%, e nas parcelas do curso escolhido será de 25%. Somente o curso de enfermagem que terá desconto diferenciado. Quem se matricular no matutino e vespertino, o desconto será de 20%, e no noturno será de 15% nas mensalidades.

Durante assinatura do documento de parceria, estiveram presentes a assistente pedagógica do Centro de Ensino, Kailany Gonçalves Silva, o presidente em exercício do Iept, Edimilson Rocha Alves, e a auxiliar administrativa do Iept, Marluce Araújo.

O Centro de Ensino Grau Técnico fica localizado na rua Senador Pena, 521, Centro. Quem quiser mais informações deve entrar em contato pelo telefone (34) 3333-9900.

Read More!

PRESIDENTE DO STIQUIFAR CONVOCA TRABALHADORES PARA PARTICIPAREM DAS ASSEMBLEIAS GERAIS ORDINÁRIAS


A presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Plásticos, Cosméticos, Fertilizantes, Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região (Stiquifar), Graça Carriconde, convoca todos e trabalhadores e trabalhadoras do setor, associados ou não, para participarem das assembleias gerais ordinárias. Além de Uberaba, devem participar os trabalhadores das cidades de: Araguari, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Delta,  Conquista, Delta, Iturama, Monte Alegre de Minas , Nova Ponte, Patrocínio,  Pirajuba,  Prata, Sacramento, Santa Juliana, Tupaciguara, Serra do Salitre, e Uberlândia. 


Na oportunidade, o Stiquifar vai colher sugestões para a pauta de reivindicações para negociação de ACTs  (Acordos Coletivos de Trabalho) e CCTs (Convenções Coletivas de Trabalho) 2024/2025.



Calendário das Assembleias Gerais Ordinárias:

- 09 de setembro de 2024 -   Yara Brasil Fertilizantes, Mosaic Fertilizantes do Brasil, Fertigran Fertilizantes Vale do Rio Grande,  Cibra Fértil , Fertilizantes Tocantins , Valoriza Fertilizantes, Improcop do Brasil Ltda, e demais empresas do segmento de fertilizantes, sendo que todas as assembleias acima descritas serão realizadas das 10h às 17h (on line);  

- 10 de setembro de 2024 - Mosaic P & K;    

- 11 de setembro de 2024  -  Ouro Fino Química, Sipcam Nichino Brasil S/A, e FMC Química do  Brasil S/|A;

- 12 de setembro de 2024 -  Consube Agropecuária Ltda;

-  16 de setembro de 2024 -   Master Line  do Brasil Ltda;

- 17 de setembro de 2024  - Lab Fertil; GPC Química; Uby Agroquímica S.A, e todas as demais empresas do segmento químicos e farmacêuticos . Todas estas também serão realizadas virtualmente das 10h às 17h.


É muito importante a sua participação. Traga também companheiros e companheiras para se sindicalizarem. Afinal, quem fortalece e mantém o sindicato são os sindicalizados.




Read More!

Mosaic sendo Mosaic

 


Atualmente, a Mosaic tem demonstrado uma gestão inadequada em relação aos seus trabalhadores, desrespeitando práticas recomendadas de administração. Em qualquer treinamento de gestão, é evidente que as práticas adotadas pela empresa divergem significativamente das diretrizes que deveriam ser seguidas.

O tratamento atualmente dispensado aos trabalhadores diverge muito do que deveria ser aplicado em um ambiente corporativo, especialmente em situações onde ameaças, intimidações e casos de agressão física ocorrem dentro do complexo. Não há um trabalho eficaz de correção desses problemas, visto que falta a presença de um profissional qualificado para conduzir as situações de forma correta, profissional e humanizada. A condução das relações interpessoais é, em grande parte, amadora, o que compromete seriamente o ambiente de trabalho.

Há registro de agressão física ocorrida no setor de Fertilizantes. Já no Fosfórico, a coordenação tem adotado práticas abusivas, tratando os empregados com palavras que configuram assédio moral, diminuindo sua autoestima e, de forma arbitrária, negando-lhes o direito às folgas.

É fundamental destacar que, para gerir pessoas, o conhecimento técnico do processo é importante, mas não suficiente. É imprescindível que o gestor também possua habilidades interpessoais e compreenda a importância de uma gestão humanizada. A continuar dessa maneira, a Mosaic corre o risco de colapsar devido à falta de profissionais competentes para lidar com o processo da maneira correta.

Em gestões anteriores, motivadas por ambições pessoais, os limites dos projetos das unidades não foram devidamente considerados, o que resultou em uma sobrecarga significativa e trouxe as operações ao ponto de colapso grave em que se encontram atualmente. Atribuir a responsabilidade pelos fracassos aos trabalhadores que operam a planta é uma atitude covarde, uma vez que são os mesmos profissionais que, no passado, operaram essa planta com sucesso. Caso tenha havido perda de profissionais qualificados, a responsabilidade recai sobre a gestão local que não soube avaliar seus valores.

O Stiquifar, diante do cenário atual, manifesta sua preocupação, uma vez que os limites, tanto dos equipamentos, quanto dos trabalhadores, estão sendo desconsiderados. Essa negligência pode nos levar a enfrentar situações imprevistas e incontroláveis, comprometendo a segurança, onde a eficiência das operações já encontra-se comprometida.

 

ASSÉDIO MORAL É CRIME

Read More!

Stiquifar tem mais uma vitória na Justiça do Trabalho

 Acordo homologou pagamento para cerca de 700 trabalhadores sobre erros de cálculos



A presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Plásticos, Cosméticos, Fertilizantes, Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região (Stiquifar), Graça Carriconde, e assessor jurídico da entidade, Daniel de Oliveira Guimarães, estiveram dia 30 de agosto de 2024, na Justiça do Trabalho, onde foi homologado acordo com a Mosaic Fertilizantes P&K S/A. 


Segundo o advogado, o acordo envolve cerca de 700 trabalhadores, que se refere aos reflexos salariais da verba denominada Vantagem Pessoal HI, paga aos trabalhadores que recebiam “horas in itinere”. A Mosaic a pagou até dezembro de 2018, e em janeiro de 2019, após acordo com o sindicato, converteu a "horas in itinere" para outra verba com o nome "Vantagem Pessoal HI". O objetivo dessa conversão de pagamento foi manter esse pagamento para os trabalhadores com contrato vigente na época”, explica Daniel. 


A líder sindical Graça Carriconde alega que os novos contratos deixaram de receber essa verba, em virtude da extinção do direito com a Reforma Trabalhista. “Ocorre, que, em relação aos contratos anteriores à extinção do direito, quem começou a receber a "Vantagem Pessoal HI" após janeiro de 2019, ou seja, depois da conversão, teve erros de cálculo no pagamento dos reflexos salariais dessa verba em cálculo de horas extras, adicional noturno, etc. O processo resgata esses valores”, comemora.


Ela acredita que a homologação do acordo pela Justiça do Trabalho é um marco que assegura a valorização do trabalhador, garantindo que direitos fundamentais sejam respeitados e aplicados. “Este é mais um passo importante na luta por uma remuneração justa e pelo reconhecimento dos esforços diários dos trabalhadores na indústria”, conclui Graça.


Read More!

Stiquifar fecha parceria para cuidar da Saúde Bucal do trabalhador



O Stiquifar está com nova parceria. Desta vez para cuidar do seu sorriso. Através da Rede Sorriso, a Odontoclinic Uberaba vai oferecer uma limpeza gratuita a cada seis meses para os sindicalizados e seus dependentes. Também terão um desconto de 15 % em todos os tratamentos contratados.

A presidente do Stiquifar, Graça Carriconde, informa que, para começar a usufruir desse benefício, o sindicalizado deve entrar em contato com o número (34) 9 9685-3800 para agendar a primeira limpeza bucal.


A Odontoclinic tem unidades nos bairros São Benedito e Abadia.


Read More!

Mais uma vez a Mosaic demonstra descaso com seus trabalhadores

Líder sindical alerta: trabalhadores são descartados de acordo com interesses das empresas




Mais um acidente ocorreu na Mosaic. Apesar das inúmeras denúncias feitas pelo Stiquifar sobre o descaso com os trabalhadores, e pedidos de providências, a Gerência da Indústria nada faz. No final de julho aconteceu um acidente na Usina de Fusão de Enxofre, quando uma engenheira de Processo estava medindo a vazão horária do transportador na correia de alimentação de enxofre, quando houve um contato dela com o transportador. “Depois de encaminhada ao hospital, foi constatada fratura no braço esquerdo”, informa a presidente do Stiquifar Graça Carriconde.

Ela denuncia que a Mosaic emitiu duas CATs (Comunicação de Acidente de Trabalho), uma com afastamento e a outra sem. “Com isto, tentam esconder as irresponsabilidades da empresa com a segurança dos trabalhadores. Quando cobramos, a resposta sempre é que há o comunicado para todos os gerentes”, observa a líder sindical.

Para Graça, as empresas tentam esconder os acidentes de trabalho, prejudicando muito a vida do trabalhador, e lamenta o fato de o terem como um objeto e não como um ser humano. Ela acredita que maquiam as ocorrências negativas para a empresa e acidentes graves, de acordo com os interesses deles. “Num futuro próximo, este trabalhador é descartado. Quero levar minha mensagem dizendo que tomem cuidado, pois a vida vale muito mais que um emprego. Num possível acidente, o trabalhador é descartado na primeira oportunidade”, alerta.

Read More!

Stiquifar e Iept realizam esta semana o curso de Oratória

 Objetivo é oferecer meios e ferramentas para desenvolver habilidades para falar em público





O Stiquifar e o Instituto Educar para Transformar (Iept) vão realizar nos dias 08 e 09 de agosto, o curso de Oratória, que será ministrado pela professora Karen Monike Alves Damas de Freitas, das 9h às 12h, e das 14h às 18h, na sede do sindicato, localizado na rua Marquês do Paraná, 156. O objetivo é o de disponibilizar formação prática de oratória, por meio da execução de técnicas e ferramentas voltadas para o desenvolvimento de habilidades para falar em público.


O curso é direcionado para quem quer superar o medo de falar em público; aprimorar articulação e dicção; estruturar discurso e argumentação; aguçar a percepção de comunicação verbal e não verbal, gestos e expressões faciais; engajar e persuadir.


A professora Karen Monike é Assistente Social formada pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), especialista em Comunicação e Oratória, pós-graduada em Gestão de Pessoas e Liderança, e também em Marketing Digital.


Read More!