Estudo aponta mais de 1 mil anúncios falsos sobre o Desenrola

 


       No mês de julho, reportagens jornalísticas revelaram anúncios fraudulentos sobre o programa Desenrola Brasil, que circularam nas redes sociais utilizando indevidamente a imagem de instituições públicas, do Serasa e de veículos de imprensa com o objetivo de passar credibilidade e, assim, aplicar golpes nos cidadãos.

     Analisando a biblioteca de anúncios da empresa Meta, onde ficam arquivadas as peças impulsionadas nas plataformas da empresa, como Facebook, Instagram e Messenger, o Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) descobriu 1.048 anúncios fraudulentos com menção ao programa, que circularam entre 19 e 21 de julho, dos quais grande parte foram veiculados abaixo do radar dos monitoramentos tradicionais e escapando da moderação da Meta.

     Segundo o relatório A Publicidade a Favor do Endividamento, os anúncios identificados nesse estudo lesam possíveis beneficiários do programa, sobretudo pelo uso indevido da imagem do governo federal e do Serasa, e continuaram ativos após as primeiras denúncias em jornais e emissoras de TV denunciando esses golpes.

       Essas informações foram retiradas do site Agência Brasil e diante da quantidade de golpes via internet ocorridos nos últimos tempos, alertamos os trabalhadores e seguidores das nossas redes para que fiquem atentos, já que de acordo com a pesquisa, estão publicando até imagens que são usadas por órgãos oficiais, impossibilitando a identificação da veracidade do anúncio. Portanto, caso haja dúvida, entre nos sites oficiais das instituições que estão fazendo a publicidade nas redes sociais. 

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário