Vale resiste em fazer obras compensatórias por Brumadinho, diz governador de MG



O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou nesta última segunda-feira (20), que a Vale está resistindo a fechar um acordo para realizar obras compensatórias no estado por causa do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

Zema disse ainda que espera em breve fechar este acordo e caso isto não aconteça, o governo irá judicializar a questão. “A empresa tem que reparar o estado fazendo grandes obras de infraestrutura. Obras de caráter social, que vão melhorar a qualidade de vida do mineiro. Mas temos enfrentado bastante resistência da empresa. Mas estamos firme e seremos duros. Porque queiramos ou não, a empresa provocou um grande dano ao estado de Minas Gerais”, afirmou.

Segundo Zema, Minas foi o estado do Brasil que menos cresceu no 2º e 3º trimestre de 2019, e que teve até recessão. E que este cenário está conectado “a crise que surgiu no setor de mineração devido a tragédia de Brumadinho. A tragédia causada pela Vale do Rio Doce”.

No próximo sábado, 25 de janeiro, dia que o desastre da Vale em Brumadinho completa um ano, o governador de Minas participará da inauguração da pedra fundamental na cidade em homenagem às vítimas da tragédia.

Fonte: filiada Globo

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário