Trabalhador tem braço amputado em acidente na Vale Fertilizantes em Araxá




Um trabalhador de 42 anos teve um dos braços amputado em um acidente de trabalho na madrugada desta segunda-feira (27) na Vale Fertilizantes, em Araxá. Ele foi socorrido e encaminhado para o Pronto Atendimento Municipal. De acordo com as informações do hospital, ele recebeu os primeiros socorros e foi transferido para um hospital em Ribeirão Preto (SP) devido a gravidade de seus ferimentos.

O Sindicato do Trabalho Industrial Extrações Metais Básico (Sima) informou que a vítima trabalhava no setor de produção de fertilizantes há 12 anos. Segundo testemunhas, o operador prendeu o braço em uma correia de uma máquina. A assessoria de comunicação da Vale informou, por meio de nota, que o operador de processos químicos e a família estão recebendo assistência. De acordo com a mineradora, as causas do acidente estão sendo investigadas.

Os acidentes de trabalho nas unidades da Vale são recorrentes e cada dia mais graves. Em Araxá um engenheiro de segurança foi assediado e quase demitido após acidente ocorrido nas dependências da empresa. Segundo relatos dos companheiros do SIMA, o engenheiro ficou mais de quatorze horas prestando a devida assistência no local do acidente. Ao retornar no dia seguinte, foi submetido a um interrogatório que o deixou tão transtornado que foi afastado por médico psiquiatra.

Após este afastamento a direção da empresa, em afronta ao Acordo
coletivo, suspendeu a entrega do Vale Alimentação e cartão da Unimed. O engenheiro ingressou com ação para receber o Vale Alimentação.e o cartão de assistência a saúde. Em retaliação a direção da Vale tentou proceder a demissão com assinatura do aviso prévio à revelia do trabalhador. Coletou assinatura de duas testemunhas, sendo que o trabalhador estava em outra cidade. A situação por tão absurda foi suspensa, após a interferência do Sindicato.
Na planta de Uberaba não é diferente, meses atrás, dois trabalhadores inalaram gases tóxicos em um acidente na empresa. A Vale, desrespeitosamente, ao invés de seguir o procedimento correto e legal de emitir duas CAT, emitiu apenas um documento. Além de expor a vida de seus trabalhadores a empresa não cumpre sequer os ritos legais da justiça trabalhista brasileira. O que mais nos espanta, além é claro dos acidentes, é o comportamento totalmente descabido por parte da Vale  Fertilizantes após a ocorrência destes acidentes. Ao invés de apoiar o trabalhador a Vale prefere punir. Como se eles próprios fossem culpados pelos acidentes em que foram as vítimas, quando na verdade nós sabemos que a ineficiência e falta gestão da empresa são os reais culpados por todos estes acidentes.
A direção do STIQUIFAR  envia seu total apoio aos companheiros de Araxá e, acima de tudo, ao trabalhador acidentado gravemente e seus familiares, desejamos a ele uma breve recuperação física e psicológica. Força Companheiros!!!



Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário