Foi instaurada na tarde desta quarta-feira (08) a Frente Parlamentar Mista pela Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e de Plástico. O trabalhadores do setor foram representados por Antonio Silvan, presidente da CNTQ , pelo STIQUIFAR na presença dos diretores Joel Folador, Sebastião Santos e Júlio César Silva e Herbert Passos Filho presidente do SINDQUIM/Santos. A Frente é composta por parlamentares de diversos partidos e representantes de empresas do setor químico de todo o país. A ideia central desta primeira reunião foi o aprimoramento das políticas públicas, promoção de ações conjuntas entre Estado e empresas traçando estratégias que visam retomar o crescimento e os investimentos na indústria, atuando no acompanhamento da tramitação e criação de projetos para o setor. A indústria química representa atualmente 10% PIB nacional.
(Diretores com o Deputado Andrés Sanches, representante do setor de Plástico na Frente Parlamentar)
( Encontro com Antonio Silvan, presidente da CNTQ e Fernando Figueredo, presidente da ABIQUIM)
(Encontro com os Deputados Antonio Imbassahy e Paulo Pimenta que atuam na Frente Parlamentar)
Na abertura do evento foi discutido as demandas e necessidades do setor que atualmente representa o quarto maior produtor na indústria brasileira e a sexta maior do mundo. Segundo o deputado Paulo Pimenta, presidente da Frente, mesmo com investimentos no valor de R$ 5 Bilhões de reais/ano, o setor passa por dificuldades e necessita de investimentos para concorrer com outros países, preocupação que tem por base o crescimento das importações de produtos químicos nos últimos anos, que hoje representa 36%. O setor trabalha com 80% de sua capacidade total, o que implica em uma menor margem de competitividade.
A Frente se reunirá nas próximas semanas com o Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, para que ele possa integrar futuras reuniões do grupo.
Participaram do evento os deputados Paulo Pimenta (PT) , Antônio Imbassahy ( PSDB),Andrés Sanches (PT) , as Senadoras Sandra Braga (PMDB) e Ana Amelia (PP), representantes do BNDES, ABIQUIM, FIRJAN dentre outros segmentos.
0 comentários:
Postar um comentário